Economia
Consulte já: Valores a Receber do BC retornam em breve? Descubra
Há casos em que os cidadãos têm direitos a receber valores das instituições financeiras. Veja como verificar consultando seu CPF quando o BC retomar o serviço de resgate.
No ano passado, o Sistema de Valores a Receber (SVR), junto ao Banco Central, liberou a verificação de quantias a receber para cidadãos brasileiros. As quantias somavam cerca de R$ 8 bilhões que estavam disponíveis para resgate.
Existem casos em que os cidadãos têm direitos a receber valores das instituições financeiras, seja por meio de pagamentos de juros, indenizações ou outros tipos de compensações.
A liberação de consulta foi apelidada de “dinheiro esquecido“, pois os valores, que estavam pendentes para resgate, eram saldos deixados em contas bancárias geralmente esquecidas.
Os cidadãos que desejarem consultar seus valores pendentes em contas bancárias precisarão aguardar uma nova liberação de consulta pelo Sistema de Valores a Receber.
Em 2022, depois de três meses, o Banco Central interrompeu as consultas para desenvolver a plataforma com melhores recursos.
Se o método de consulta permanecer da mesma maneira que foi realizado em 2022, o cidadão pode acessar o sistema valoresareceber.bcb.gov.br e informar os dados solicitados, sendo o CPF e data de nascimento.
Caso o interessado acesse o sistema, receberá um informativo de suspensão de consulta temporária. O aviso destaca que, se o cidadão tiver valores a receber, o saldo não será perdido, mesmo que o resgate esteja indisponível.
“Primordialmente, fique tranquilo! Você não corre o risco de perder os valores a que tem direito. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução, quando as consultas ao SVR forem retomadas”, afirma o comunicado.
É preciso estar atento sobre o assunto, pois, depois que as consultas são suspensas, alguns golpistas começam a oferecer o serviço se passando pelo Sistema de Valores a Receber.
Os criminosos fingem que o cidadão possui valores pendentes e solicitam dados pessoais, até mesmo dados bancários. Dessa forma, eles têm acesso direto às informações essenciais para roubar os recursos financeiros disponíveis.
Verifique a confiabilidade de sites e e-mails. Muitos golpes são feitos através de sites ou e-mails falsos, que parecem aparentemente com os originais. Analise se o endereço do site ou e-mail é autêntico.
Vale ressaltar que o Sistema de Valores a Receber está indisponível para consulta, sem previsão de retorno.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp