Economia
Consulte já: Valores a Receber do BC retornam em breve? Descubra
Há casos em que os cidadãos têm direitos a receber valores das instituições financeiras. Veja como verificar consultando seu CPF quando o BC retomar o serviço de resgate.
No ano passado, o Sistema de Valores a Receber (SVR), junto ao Banco Central, liberou a verificação de quantias a receber para cidadãos brasileiros. As quantias somavam cerca de R$ 8 bilhões que estavam disponíveis para resgate.
Existem casos em que os cidadãos têm direitos a receber valores das instituições financeiras, seja por meio de pagamentos de juros, indenizações ou outros tipos de compensações.
A liberação de consulta foi apelidada de “dinheiro esquecido“, pois os valores, que estavam pendentes para resgate, eram saldos deixados em contas bancárias geralmente esquecidas.
Os cidadãos que desejarem consultar seus valores pendentes em contas bancárias precisarão aguardar uma nova liberação de consulta pelo Sistema de Valores a Receber.
Em 2022, depois de três meses, o Banco Central interrompeu as consultas para desenvolver a plataforma com melhores recursos.
Se o método de consulta permanecer da mesma maneira que foi realizado em 2022, o cidadão pode acessar o sistema valoresareceber.bcb.gov.br e informar os dados solicitados, sendo o CPF e data de nascimento.
Caso o interessado acesse o sistema, receberá um informativo de suspensão de consulta temporária. O aviso destaca que, se o cidadão tiver valores a receber, o saldo não será perdido, mesmo que o resgate esteja indisponível.
“Primordialmente, fique tranquilo! Você não corre o risco de perder os valores a que tem direito. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução, quando as consultas ao SVR forem retomadas”, afirma o comunicado.
É preciso estar atento sobre o assunto, pois, depois que as consultas são suspensas, alguns golpistas começam a oferecer o serviço se passando pelo Sistema de Valores a Receber.
Os criminosos fingem que o cidadão possui valores pendentes e solicitam dados pessoais, até mesmo dados bancários. Dessa forma, eles têm acesso direto às informações essenciais para roubar os recursos financeiros disponíveis.
Verifique a confiabilidade de sites e e-mails. Muitos golpes são feitos através de sites ou e-mails falsos, que parecem aparentemente com os originais. Analise se o endereço do site ou e-mail é autêntico.
Vale ressaltar que o Sistema de Valores a Receber está indisponível para consulta, sem previsão de retorno.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?