Conecte-se conosco

Agronegócio

Consumo de ovos bate novo recorde

A ABPA acredita que em 2021, o consumo de ovos chegue a 262 unidades anuais, avançando para novos índices de recordes

Publicado

em

No dia 8 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Ovo. O consumo da proteína teve um aumento significativo no Brasil. De 148 unidades per capita anuais em 2010, passaram para 251 unidades em 2020.

Este ano, o consumo projetado deverá alcançar 255 unidades, com uma produção anual de 54,5 bilhões de unidades, o equivalente a 1.728 ovos por segundo.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), O Brasil pode registrar uma marca histórica. Além disso, o presidente da ABPA e do Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), Ricardo Santin, afirmou que graças à condição vantajosa de acesso em relação à outras proteínas, o consumo do ovo foi impulsionado.

A ABPA acredita que em 2021, o consumo de ovos chegue a 262 unidades anuais, avançando para novos índices de recordes.

“Os últimos dois anos foram marcantes para os produtores de ovos, que viram o Brasil superar a média global de consumo do ovo, que é de 230 unidades anuais. É o rompimento de um paradigma do produto, que sempre foi popular, mas que agora é, de fato, amplamente consumido no País”, afirma.

Santin ainda acrescenta: “temos enfrentado fortes altas de custos de produção e o cenário produtivo não é favorável do ponto de vista competitivo. Mas o custo elevado de outras proteínas coloca o ovo em uma situação vantajosa, reforçado pela posição que a proteína assumiu na percepção do consumidor em relação à saudabilidade do produto. O ovo não é só um produto versátil, popular e gourmet ao mesmo tempo. Ele agora assumiu, definitivamente, uma posição estratégica para a segurança alimentar do país”.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS