Empresas
Conta de luz mais barata? Projeto de Lei propõe isenção fiscal para energia solar!
Aneel pretende cobrar impostos dos consumidores que usarem energia solar, mas o deputado Federal Beto Pereira é contra a prática.
A energia solar possui alguns benefícios para o meio ambiente, pois é uma fonte sustentável e renovável. Porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende fazer com que o consumidor pague impostos sobre a utilização desse recurso.
Mas o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 65/2023, do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), tenta argumentar contra o propósito da Aneel. Sendo assim, o novo projeto iria beneficiar os consumidores, isentando-os de pagar impostos ao usarem energia solar.
Deputado Federal defende isenção de impostos
“A presente proposição visa impedir que imposições regulatórias específicas trazidas pela Aneel […] impactem negativamente mais de 2,1 milhões de unidades consumidoras”, explica Beto Pereira no texto.
Beto Pereira também diz que essas unidades consumidoras “participam do Sistema de Compensação de Energia Elétrica [SCEE], fruto de investimentos privados em geração própria de energia renovável”.
“Objetiva, também, impedir que, por meio de ato infralegal, a Aneel desestimule as remanescentes 88 milhões de unidades consumidoras do Brasil a participar do referido SCEE”, declara.
O deputado federal autor da proposta ainda alega que essa é uma “solução estratégica para a redução de gastos elevados com eletricidade e alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável do País”.
Taxação pode causar impacto negativo na indústria
O projeto que visa taxar os equipamentos de energia solar entregou em vigor em janeiro deste ano. Porém, nos moldes atuais, acaba gerando um impacto negativo em toda a indústria geradora de energia e também para os consumidores brasileiros.
Desde 7 de janeiro de 2023, a legislação determina que os projetos de geração de energia solar por meio de painéis instalados estão sujeitos a taxas anuais que serão gradualmente aplicadas até o ano de 2028.
Contudo, os que padronizaram o recurso até 6 de janeiro de 2023 não precisarão pagar por nenhuma taxa até o ano de 2045. Esperamos ter uma resolução para o caso logo em breve.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp