Conecte-se conosco

Economia

Contribuição com o INSS em dia facilita a aposentadoria; veja como fazer

Para conseguir a aposentadoria é preciso estar em dia com a contribuição com o INSS. Veja como resolver as pendências.

Publicado

em

A aposentadoria é o desejo da maior parte dos brasileiros que trabalham com carteira assinada e, para tantos, estar com a contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em dia facilita a conquista do benefício.

Leia mais: É fácil fazer empréstimo no Nubank? Aprenda como simular e contratar no app

Primeiramente para ter direito à aposentadoria é preciso de um número mínimo de contribuições. Dessa forma, os autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) são responsáveis por pagar todos os meses a contribuição com o INSS.

Quitar contribuição com o INSS

O valor em atraso na contribuição do INSS pode ser pago pelo contribuinte à vista ou de forma parcelada. Para quem tem dívida de cinco anos para cá, o pagamento é feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS). A medida vale para contribuintes individuais.

Dessa forma é preciso gerar a guia por meio do site da Receita Federal. É possível gerar também pelo aplicativo ou no portal Meu INSS.

Por outro lado, as regras mudam para desempregados, donas de casa e estudantes com 16 anos ou mais que não tenham atividade remunerada. Nesses casos só pode regularizar quem tiver até seis meses de contribuição em atraso.

Para os profissionais autônomos gerarem a GPS é só acessar a página do INSS. Ir em “Calcular Guia”; depois escolher a opção “Contribuinte Individual” e informar o número do NIT/PIS/PASEP.

Por último é preciso preencher os meses que pretende pagar e ver o valor que aparece, já com juros e multas. Feito o pagamento você fica em dia com a contribuição com o INSS.

Quem tem dívida com mais de cinco anos e não está inscrito na Previdência precisa passar pelo atendimento por telefone, no 135. Além disso é preciso apresentar documentos que comprovem a atividade profissional remunerada. Mas, nesses casos, tem juro de 0,5% a 50% ao mês e multa de 10%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS