Conecte-se conosco

Agronegócio

COP26: Brasil promete zerar desmatamento até 2030

Outros cem países também se comprometeram na redução total, em evento que acontece em Glasgow

Publicado

em

O Brasil está entre os mais de cem países que se comprometeram a reverter o desmatamento até 2030. Durante a Conferência do Clima (COP-26), em Glasgow, líderes mundiais fizeram o compromisso de reduzir totalmente os índices

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fez o anúncio em um comunicado: “Países que abarcam dos bosques setentrionais do Canadá e da Rússia às florestas tropicais de Brasil, Colômbia, Indonésia e República Democrática do Congo vão apoiar a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre as florestas e o uso da terra”.

Segundo Johnson, esses países reúnem 85% das florestas do mundo, o que equivale a mais de 33,6 milhões de quilômetros quadrados de área. “Teremos a chance de encerrar a longa história da humanidade como conquistadora da natureza e, ao invés disso, nos tornamos seus guardiões”, acrescentou.

Para garantir a proteção das florestas e áreas verdes, serão investidos cerca de 19 bilhões de dólares de fundos públicos e privados. Cerca de 12 bilhões de dólares oriundos de dinheiro público, aportado por 12 países entre 2021 e 2025 e cerca de 7,2 bilhões de dólares de investimento privado de mais de 30 instituições financeiras mundiais.

O investimento será direcionado, principalmente, para países em desenvolvimento. Entre as medidas a serem adotadas, estão a restauração de terras degradadas, bloqueio de incêndios florestais e a defesa dos direitos das comunidades indígenas.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite já tinham anunciado a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2028 no Brasil.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS