Empresas
Coreia do Sul seleciona Embraer C-390 Millennium
Fabricante brasileira de aeronaves.
A Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) anunciou que o C-390 Millennium da Embraer (EMBR3) venceu o processo de licitação pública para o programa Large Transport Aircraft (LTA) II, fornecendo novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). Esta é a primeira vez que o C-390 Millennium será adotado por um cliente asiático.
Segundo o contrato assinado, a Embraer fornecerá uma quantidade não divulgada de aeronaves C-390 Millennium configuradas para atender aos requisitos específicos da ROKAF. O acordo inclui serviços e suporte, compreendendo treinamento, equipamentos de solo e peças de reposição. O valor do contrato será incorporado à carteira de pedidos da Embraer no quarto trimestre de 2023.
Além disso, a Embraer propõe um amplo pacote de cooperação com entidades locais, envolvendo a fabricação significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras coreanas e o estabelecimento de um fornecedor local de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão).
A ação EMBR3 encerrou o dia 1 cotada a R$ 22,84.
Embraer (EMBR3)
Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, expressou boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia, destacando o contínuo crescimento das forças aéreas que operam o C-390 Millennium. Ele enfatizou o comprometimento em fortalecer as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em parceria com os coreanos.
A Coreia do Sul é o sétimo país a escolher o C-390, sucedendo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. O C-390 está transformando o transporte aéreo militar, desafiando a lógica das plataformas atuais e futuras, proporcionando capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade.
Desde sua operação inaugural na Força Aérea Brasileira em 2019 e, mais recentemente, na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 demonstrou sua eficácia, confiabilidade e desempenho. A frota existente acumula mais de 10.800 horas de voo, com uma disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, evidenciando produtividade excepcional na categoria.
O C-390, capaz de transportar uma carga útil superior (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, voa a uma velocidade mais alta (470 nós) e mais longe. Ele pode executar uma ampla gama de missões, incluindo transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. Adicionalmente, a versão configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, validou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, recebendo combustível de outro KC-390 por meio de cápsulas instaladas sob as asas.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Mundo6 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal