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Correios registram prejuízo de R$ 597 mi em 2023; veja

Companhia é uma estatal.

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Crédito: Gazeta do Povo

Os Correios e Telégrafos registraram um prejuízo de R$ 597 milhões em 2023. Esse número representa uma melhora de R$ 171 milhões (22,27%) em comparação com o prejuízo de R$ 768 milhões registrado em 2022.

A receita total alcançou R$ 21,6 bilhões, com destaque para o segmento internacional, que atingiu R$ 836 milhões.

Em relação às vendas, foi registrado um valor líquido de R$ 19,2 bilhões em 2023, uma redução de 2,88% em comparação com os R$ 19,8 bilhões de 2022.

As despesas totais em 2023 totalizaram R$ 22,2 bilhões, representando uma redução de R$ 575 milhões em relação ao período anterior, que foi de R$ 22,8 bilhões.

É importante destacar que a empresa foi retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND) em abril do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Correios e Telégrafos

Os Correios, oficialmente denominados Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, são uma empresa estatal brasileira responsável pelos serviços postais do país. Fundada em 1663, é uma das mais antigas instituições em atividade no Brasil.

Seu principal objetivo é realizar a entrega de correspondências, encomendas e outros produtos postais em todo o território nacional, além de oferecer serviços como Sedex, telegrama, encomendas expressas, logística integrada, entre outros. Os Correios desempenham um papel fundamental na comunicação e no comércio do Brasil, conectando pessoas e empresas em todo o país.

Caixa

As estatais Caixa Econômica Federal e Correios anunciaram uma parceria inédita, através da qual serviços tradicionalmente oferecidos pela Caixa, como o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego, estarão disponíveis também nas unidades dos Correios. Em contrapartida, os cidadãos poderão postar e retirar encomendas em pontos de coleta instalados nas casas lotéricas.

Os presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, firmaram essa parceria, que inclui ainda a possibilidade de funcionários da Caixa realizarem atendimentos presenciais ou virtuais dentro das unidades dos Correios.

Os clientes da Caixa terão acesso a atendimento por videoconferência para serviços como atualização cadastral, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de orientações sobre abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Integração

A integração entre Caixa e Correios estava em fase de teste desde 12 de março em uma agência postal em Peixe-Boi (PA). O presidente da Caixa também revelou que 500 dos 13 mil correspondentes bancários do banco já estão recebendo encomendas dos Correios.

O objetivo é disponibilizar os serviços do banco em todas as unidades dos Correios até o final do ano, com foco nas localidades desprovidas de pontos de atendimento da Caixa. Quanto às casas lotéricas, a expansão do atendimento dependerá da adesão das unidades.

Além disso, o acordo prevê o compartilhamento de imóveis entre os Correios e a Caixa, visando ampliar a cobertura presencial de ambas as empresas e contribuir para a recuperação e modernização de propriedades de imóveis pertencentes à União.

No que diz respeito aos serviços postais, está previsto um aumento de 4,39% nas tarifas dos Correios a partir de 3 de abril, em linha com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023. Esse ajuste abrange envios de cartas e cartões postais nacionais, telegramas, envios internacionais e outros, conforme especificado pelo Ministério das Comunicações.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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