Conecte-se conosco

Economia

Crédito consignado para BPC: comunicado urgente para beneficiários

Confira um recente comunicado do governo em relação ao crédito consignado para beneficiários do BPC e saiba o que muda.

Publicado

em

O BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada, um direito que, ao analisarmos, está previsto desde a Constituição Federal de 1988, mas foi regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O BPC é um benefício de caráter assistencial que visa garantir um salário mínimo mensal às pessoas que não possuem meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Os pagamentos do programa são destinados às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem renda familiar por pessoa inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

Por não exigir contribuição prévia à Previdência Social, o Benefício de Prestação Continuada não se caracteriza como aposentadoria, nem mesmo gera direito a pensão por morte ou 13º salário. O BPC é, na verdade, um direito social, que visa promover a dignidade e a cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Comunicado do governo sobre o consignado do BPC

No último mês de junho, a Lei nº 14.601/2023 foi sancionada, sendo que ela autoriza empréstimos consignados para quem é beneficiário do BPC. Acontece que, atualmente, existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre o tema, em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por esse motivo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que qualquer decisão sobre o tema só poderá ser tomada após o trânsito em julgado da ação na última esfera do Poder Judiciário, que é exatamente o STF.

Mais sobre o BPC

O BPC garante, atualmente, um salário de R$ 1.320 para quem se enquadra aos requisitos estabelecidos pelo governo federal — idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, ambos com baixa renda comprovada.

Ainda no caso da pessoa com deficiência, é preciso comprovar também que a condição cause impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo (que perdurem por ao menos 2 anos), impossibilitando-a de participar efetivamente na sociedade.

Além da renda mencionada, as pessoas com deficiência precisam passar por avaliação social e médica do INSS. Para mais informações sobre o BPC, é possível acessar o aplicativo “Meu INSS”, ligar para a central de atendimento do órgão por meio do telefone 135 ou ir até uma Agência da Previdência Social (APS).

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS