Economia
Crédito consignado para BPC: comunicado urgente para beneficiários
Confira um recente comunicado do governo em relação ao crédito consignado para beneficiários do BPC e saiba o que muda.
O BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada, um direito que, ao analisarmos, está previsto desde a Constituição Federal de 1988, mas foi regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
O BPC é um benefício de caráter assistencial que visa garantir um salário mínimo mensal às pessoas que não possuem meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.
Os pagamentos do programa são destinados às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem renda familiar por pessoa inferior a um quarto do salário mínimo vigente.
Por não exigir contribuição prévia à Previdência Social, o Benefício de Prestação Continuada não se caracteriza como aposentadoria, nem mesmo gera direito a pensão por morte ou 13º salário. O BPC é, na verdade, um direito social, que visa promover a dignidade e a cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Comunicado do governo sobre o consignado do BPC
No último mês de junho, a Lei nº 14.601/2023 foi sancionada, sendo que ela autoriza empréstimos consignados para quem é beneficiário do BPC. Acontece que, atualmente, existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre o tema, em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por esse motivo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que qualquer decisão sobre o tema só poderá ser tomada após o trânsito em julgado da ação na última esfera do Poder Judiciário, que é exatamente o STF.
Mais sobre o BPC
O BPC garante, atualmente, um salário de R$ 1.320 para quem se enquadra aos requisitos estabelecidos pelo governo federal — idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, ambos com baixa renda comprovada.
Ainda no caso da pessoa com deficiência, é preciso comprovar também que a condição cause impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo (que perdurem por ao menos 2 anos), impossibilitando-a de participar efetivamente na sociedade.
Além da renda mencionada, as pessoas com deficiência precisam passar por avaliação social e médica do INSS. Para mais informações sobre o BPC, é possível acessar o aplicativo “Meu INSS”, ligar para a central de atendimento do órgão por meio do telefone 135 ou ir até uma Agência da Previdência Social (APS).

-
Economia1 dia atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Educação2 dias atrás
10 cidades brasileiras onde há mais pessoas com graduação completa
-
Empresas2 dias atrás
Anac aprova nova companhia aérea no Brasil; conheça
-
Mundo9 horas atrás
Influencer joga OURO em rua de Dubai e fica chocada com o resultado
-
Empresas2 dias atrás
Maior rede de restaurantes do mundo agora é asiática – veja quem superou o McDonald’s
-
Economia2 dias atrás
Brasil deve cair no ranking de crescimento econômico, diz FMI
-
Investimentos2 dias atrás
Santander Brasil pode deixar a Bolsa? Entenda os impactos para acionistas
-
Política1 dia atrás
Após novo reajuste, veja quanto ganham Lula, Alckmin e ministros