Economia
Crédito imobiliário corrigido pela poupança é anunciado pelo Itaú Unibanco
Banco começará a ofertar empréstimos para compra da casa própria com taxa fixa de 3,99% mais o juro remuneratório da poupança.
O Itaú Unibanco informou que vai lançar uma linha de crédito imobiliário corrigida pela caderneta de poupança na quinta-feira, com empréstimos para compra da casa própria com taxa fixa de 3,99% mais o juro remuneratório da poupança, chegando a um índice atual de 5,39% ao ano, de acordo com material divulgado pela instituição.
O movimento é resultado de um cenário em que grandes bancos ficam mais agressivos para tentar obter clientes com operações de longo prazo, após a taxa de juros do país ter caído à mínima histórica na esteira da recessão provocada pela pandemia do coronavírus.
A definição de um teto de no máximo a 10,16% ao ano de taxa de juro é o principal argumento de venda para o produto. Quando a taxa do contrato subir, o cliente não receberá aviso.
Em agosto de 2019, uma linha de crédito imobiliário referenciada no IPCA foi lançada pela Caixa Econômica Federal.
Com base na simulação feita pelo Itaú Unibanco, a primeira parcela com taxa de juro da linha tradicional, de 7,3% ao ano, é de 3.561 reais, ao passo com a nova a prestação é de 2.943 reais, considerando a taxa anual de 5,39%. E o valor do financiamento total cai quase 60 mil reais, considerando um prazo de 30 anos para um imóvel avaliado em 708 mil reais, dos quais 411 mil financiados. O cenário, é claro, considera a manutenção da atual taxa durante todo o período.
“Na nova linha o cliente economiza e não tem surpresas desagradáveis ao longo do contrato, como acontece no modelo de indexador atrelado ao IPCA praticado pelos concorrentes”, afirma o banco em material que distribuiu a agentes imobiliários.
A divulgação da nova linha de crédito do Itaú Unibanco será feita na quinta-feira.
Desde que o financiamento se enquadre nas regras da Caixa Econômica Federal, a novidade permite a utilização do FGTS como parte do pagamento. Também é possível compor a renda com mais uma pessoa, e o produto usa o Sistema de Amortização Constante (SAC), no qual parte do valor pago nas parcelas é abatido diretamente do saldo devedor.
A entrada para se enquadrar na nova linha deve ser de no mínimo 18% do valor de avaliação do bem, e ela só está disponível para o financiamento de imóveis residenciais.
O Itaú Unibanco não permitirá nesta linha, a princípio, portabilidade de financiamento feito em outros bancos, nem tampouco a migração entre a taxa de juros da poupança para uma pré-fixada ao longo do contrato. Os pedidos de migração de linhas atuais atreladas a outros índices para este serão avaliados pela instituição financeira.

-
Economia8 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia16 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças18 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças2 dias atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?