Economia
Crédito no Pix? sim, e mais: agora interage com Drex
Novidades prometem trazer ainda mais interatividade para os usuários que fazem pagamentos com o Pix.
Se a ideia era inovar cada vez mais, o Pix fez isso da melhor forma.
Na última quarta-feira (18), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, sugeriu que o Pix está se tornando uma alternativa ao cartão de crédito. Durante um evento de premiação, ele afirmou que o BC está observando o cenário internacional e os pagamentos programáveis.
O Pix já vem se aprimorando com novas funcionalidades em cada atualização importante. Entre elas, o agendamento de pagamentos. Porém, a opção de agendamento se limita à escolha da data, não do horário da transação. Além disso, está previsto que em 2024 o sistema receberá a capacidade de débito automático, um formato semelhante ao utilizado pelos bancos para pagamentos de contas.
O Pix ainda terá mais funcionalidades incríveis!
Outra novidade é que o Pix terá uma interação muito maior com o Drex. A moeda digital, desenvolvida pelo Banco Central, também está programada para ser ligada ao Pix em algum momento, de acordo com o presidente do BC. Essa integração promete trazer ainda mais flexibilidade ao sistema de pagamentos.
Lançado em 2020, o Pix rapidamente se tornou a principal escolha dos brasileiros para efetuar pagamentos e transferências, graças à sua simplicidade e eficiência. Sua popularidade cresceu a tal ponto que o Tesouro Nacional passou a pagar servidores por meio do Pix no ano passado.
Em dezembro de 2022, o Pix movimentou impressionantes R$ 1,2 trilhão por meio de 2,9 bilhões de transações. Mais de 133 milhões de pessoas e 11,9 milhões de empresas o utilizam diariamente. Com quase três anos de operação, o Pix registrou um pico de 170 milhões de transações diárias.
Além de sua importância nas transações financeiras, o Pix também desempenhou um papel significativo na bancarização do Brasil. Isso representa uma grande relevância para a abertura de pelo menos 6 milhões de contas, conforme dados do Banco Central.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?