Conecte-se conosco

Agronegócio

Crisântemos: dicas para cultivar essa planta milenar e ter um jardim multicolorido!

Publicado

em

O crisântemo é uma planta de cultivo milenar, semeada no mundo inteiro em suas diferentes variedades. Com origem no continente asiático e se tornou símbolo do sol e do imperador. No Japão é comemorado o Dia Nacional do Crisântemo, carinhosamente apelidado de Festival da Felicidade.  

Muito conhecido por suas flores versáteis e exuberantes, com diferentes cores e formas. São cultivadas como ornamentais em jardins e muito usadas em arranjos florais.  

No Japão a flor é tão importante que   foi criado o Dia Nacional do Crisântemo, que acontece durante o Festival da Felicidade. A flor carrega consigo o significado associado à nobreza, longevidade e felicidade.  

Suas pétalas são conhecidas por suas propriedades medicinais, sendo muito usadas na medicina tradicional para o tratamento de febre, inflamações e dor.    

Cuidados de plantio  

O substrato ideal para o plantio do Crisântemo precisa ser bem drenado, apresentar um pH entre 6 e 7, com uma boa fertilidade e enriquecido com matéria orgânica.  

Para ter sucesso no cultivo, é importante que o clima apresente temperaturas que variem entre 15°C e 28°C, é importante que a umidade do ar seja mais alta, assim também é possível borrifar água nas folhas para estimular o bom desenvolvimento.  

O Crisântemo é uma espécie que precisa de exposição direta à luz do sol, mas também consegue se desenvolver com sombra parcial, desde que a luminosidade seja constante.  

A irrigação deve ser feita de forma regular para que o solo esteja constantemente úmido, porém, não é recomendável que a quantidade seja em excesso para não encharcar o solo e apodrecer as raízes.  

Durante a época de floração, que costuma ocorrer no outono e inverno, de acordo com a região, é recomendada a fertilização do solo, com produto específico para flores, de acordo com as instruções do fabricante.  

A poda pode ser feita regularmente para fazer a retirada das flores murchas e remoção das folhagens e caules mortos. A espécie é suscetível às pragas, por isso, é importante monitorar a sua saúde.  

Propagação do Crisântemo  

A forma mais indicada de fazer a propagação da espécie é por estaquia, o recomendado é que os ramos terminais sejam cortados com, no mínimo, 4 centímetros de comprimento e que a planta-mãe tenha dois anos ou mais.  

Durante o processo de plantio da muda, é indicado que o espaçamento entre elas seja entre 30 e 90 centímetros, de acordo com o tamanho das raízes e do cultivar também.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS