Empresas
Crise econômica avança em 2023: mais de 70 empresas pedem falência no Brasil em janeiro
Entenda melhor o que é o pedido de falência, bem como o cenário atual para os empreendedores e negócios brasileiros.
Só no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, conforme documentado e noticiado pela Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.
O que impressiona é a comparação desse número com os anos anteriores. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos do tipo, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas solicitando a abertura de falência.
O que é um pedido de falência?
Resumidamente, a falência é um processo judicial onde as empresas buscam cumprir com suas obrigações, por meio da Justiça, que contabiliza e aliena seus bens antes que o negócio seja definitivamente fechado.
Os processos costumam vir acompanhados da solicitação de recuperação judicial. O aumento no número de pedidos desse tipo pode ser um indicativo da situação complicada atravessada pelo país, que atualmente vem passando por um período de bastante dificuldade, principalmente econômica.
A recuperação judicial nada mais é do que uma ferramenta utilizada para evitar a falência, protegendo o crédito do devedor e buscando a melhora de suas finanças. Por meio dela, a companhia tem meios para se reerguer para voltar a exercer a atividade empresarial conforme fazia antigamente.
Grandes empresas
Esses pedidos são o reflexo da situação empresarial brasileira atual, como foi o caso das Lojas Americanas, amplamente noticiado e divulgado. A gigante varejista tem um rombo de mais de R$ 40 bilhões, motivo pelo qual entrou com pedido de recuperação judicial.
Outro exemplo recente é o da Livraria Cultura, que estava nesse mesmo processo, mas não conseguiu arcar com os pagamentos das dívidas no plano estipulado. Isso fez com que a Justiça decretasse a falência da empresa no começo do mês de fevereiro, apesar dela ter sido revertida.
E não para por aí, já que os especialistas em mercado dizem que o número de falências continuará em crescente no decorrer de todo o ano de 2023, seja em virtude de dificuldades econômicas, ou até mesmo por alguma falha de planejamento dos próprios negócios.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira