Conecte-se conosco

Bancos

Cuidado! Criminosos se passam por atendentes do Itaú para aplicar novo golpe do Pix

Golpistas aplicam novo golpe utilizando Pix. Desta vez, os criminosos agem como se fossem do banco Itaú.

Publicado

em

Mais um golpe foi criado recentemente para conseguir dinheiro ilegalmente através do Pix. Os golpistas se passam por atendentes do Itaú e utilizam até as mesmas músicas de espera utilizadas pelo banco para convencer o cliente. Algumas vítimas que sofreram o golpe se manifestaram através das redes sociais para tentar alertar mais pessoas.

Neste golpe, os criminosos ligam para o cliente para comunicar que sua conta está bloqueada por tentativas frequentes de invasão. O “atendente” afirma que precisa que a pessoa confirme alguns dados, como as últimas movimentações da conta, para resolver o problema.

Após conquistar a confiança do usuário, o criminoso avisa que há registros de transações não reconhecidas. Em seguida, ele solicita um depósito no mesmo valor da suposta operação desconhecida para que o banco reconheça duplicidade do pagamento e solucione o problema.

A transferência deve ser feita por Pix, por meio de uma chave enviada via WhatsApp, o que levou alguns clientes a desconfiarem do esquema. Quando procurados pelas vítimas, os gerentes do Itaú não sabem explicar como os golpistas acessam as informações do banco.

“Caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário”, recomenda o Itaú.

A instituição financeira também afirmou que não solicita transferências, dados pessoais, senhas e outras informações sigilosas por telefone.

Se você for mais uma vítima esse golpe, comunique o banco e faça um boletim de ocorrência. Depois disso, abra uma notificação em até 80 dias no programa Mecanismo de Devolução Especial (MED), desenvolvido pelo Banco Central para vítimas de crimes relacionados ao Pix.

Como não cair em golpes

Caso receba alguma ligação parecida com a descrita acima, desligue imediatamente e entre em contato com a sua agência para confirmar a tentativa de fraude. De toda forma, nunca compartilhe informações pessoais e bancárias com desconhecidos, especialmente por telefone ou mensagem. Além disso, saiba que não existe a possibilidade de precisar fazer alguma transação para solucionar qualquer problema.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS