Conecte-se conosco

Agronegócio

Cuidados indispensáveis para a sua suculenta

Veja como cultivar essas plantinhas delicadas do jeito certo

Publicado

em

Que as suculentas são plantas versáteis e extremamente fofas você já sabe. Com uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, essas “gordinhas” caíram no gosto popular, e são usadas, comumente, na ornamentação de apartamentos, casas, canteiros e jardins. Mas, afinal, você sabe quais cuidados básicos com cultivo devem ser conferidos à sua suculenta para que ela fique sempre forte e saudável? Nós te apresentamos agora, confira!

Por ser uma espécie resistente e pouco exigente, a suculenta é o xodó daqueles que dispõem de pouco tempo para cuidar das plantas. Todavia, não é porque a sua gorducha requer poucos cuidados, que você pode simplesmente esquece-la ao relento!

Primeiro, atente-se as características da espécie que você escolheu para ter em casa. Algumas tem tamanhos maiores e necessitam de mais espaço. Outras são pequenas e podem ser cultivadas em vasinhos miúdos. Há também aquelas que sobrevivem bem à meia sombra, enquanto que outras, precisam de incidência de sol direto, para que não estiolem nem fiquem muito fracas.

No geral, as suculentas podem ser cultivadas em vasos ou diretamente no chão. O substrato não precisa ser necessariamente rico em matéria orgânica, vez que elas de adaptam bem a solos pobres e pouco férteis. Contudo, caso o cultivo seja em vaso, adicione inicialmente pedras ou argila expandida, para facilitar a drenagem de água, e depois, preencha com terra e parte de areia. Os adubos são bem vindos, pois farão com quem a planta se desenvolva melhor. A adubação orgânica é a mais indicada.

Condições boas de luminosidade também são indispensáveis. O sol da manhã é o mais ameno e elas gostam bastante. No mais, regue com moderação, de modo que a terra nunca fique muito encharcada. As suculentas não gostam de solos muito úmido, vez que isso contribui para o aparecimento de fungos e bactérias. Em suma, lembre-se sempre que o seu zelo e atenção são imprescindíveis para o desenvolvimento sadio da sua plantinha.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS