Conecte-se conosco

Automobilística

Cuide do seu capacete! Veja 3 dicas para manter o equipamento com o máximo de proteção

Não estar com o capacete em conformidade pode render infração e colocar em risco a vida até mesmo do próprio piloto.

Publicado

em

uso de capacete em dog 2

O capacete é um item obrigatório aos motociclistas no Brasil, e seu não uso rende uma infração gravíssima, sendo preciso pagar uma multa de R$ 293,47, além de render mais sete pontos na carteira.

Além de seu uso, é preciso que o capacete esteja em perfeitas condições, caso contrário, ele perde sua eficácia, que já foi mais do que comprovada na hora de acidentes.

Como serve para proteger o piloto e o passageiro da moto, não estar com ele em conformidades não rende apenas uma infração, mas coloca em risco a vida e segurança dos envolvidos, já que é a principal proteção nesse tipo de veículo.

Por isso é preciso sempre estar atendo aos componentes do acessório, para que ele possa ter manutenção ou ser trocado caso haja algum problema. Trouxemos alguns pontos nos quais é preciso prestar atenção para garantir a segurança no trânsito. Confira abaixo:

Entradas de ar

Todo capacete possui entradas de ar, para que o piloto consiga respirar com tranquilidade enquanto utiliza o equipamento e se sinta mais confortável em relação ao trânsito.

O importante aqui é que estas entradas de ar estejam sempre limpas, para que não haja obstrução e o ar fique mais denso ali dentro. Além de, como se trata de um ambiente úmido, poder causar uma proliferação de bactéria e até mesmo de doenças respiratórias.

Prazo de validade

Embora as leis brasileiras não estipulem um prazo de troca para os capacetes, os fabricantes recomendam que eles sejam trocados em um prazo de cinco anos, devido à espuma que reveste seu interior.

Com o tempo, a espuma vai envelhecendo e ficando menos absorvente, o que acaba diminuindo a capacidade de proteção. Além disso, ela diminui de tamanho, deixando o equipamento mais folgado na cabeça dos pilotos.

Esse tipo de desgaste pode fazer com que o capacete não absorva o impacto da forma que deveria na hora de um acidente, ou até mesmo saia do lugar, já que não está aderindo a cabeça como deveria.

Troca após acidentes

O capacete perde sua capacidade de proteção após acidentes, ainda mais se contar com rachaduras ou amassados. Para fazer a proteção, o equipamento precisa estar em perfeito estado.

Além disso, caso o piloto seja pego com um capacete com danos, ele recebe infração, pois as leis brasileiras consideram isso o mesmo que estar sem o equipamento. Sendo assim, é preciso fazer a troca do capacete após sofrer um acidente, para que um novo possa fazer a mesma proteção.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS