Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultivando o exótico: O segredo do sucesso com a Violeta Africana em casa!

Publicado

em

Como o próprio nome já diz, sua descendência é africana, na região florestal da Quênia e da Tanzânia. Essa é uma espécie delicada e tem uma vida longa, além de ser muito usada para decoração.  

Além de sua beleza e exuberância, a Saintpaulia ionantha é muito famosa por suas propriedades relaxantes e é muito escolhida para decoração por adeptos da meditação.  

Outro fator muito vantajoso desta espécie é que ela não é nociva para cães, gatos e crianças, o que ajuda muito a cultivá-la em casa e ainda dá um charme no ambiente. Veja a seguir alguns cuidados para fazer o cultivo correto.  

A Violeta Africana é muito reconhecida por suas tonalidades intensas e cores vibrantes, como roxo, rosa, branco e azul. Além disso, suas folhas verdes possuem um brilho único e se desenvolvem em formato de roseta compactada, o que causa um belíssimo contraste.  

Uma característica dessa espécie que colabora para o seu cultivo em ambientes pequenos e domésticos é a sua rápida adaptabilidade em ambientes fechados e com pouca luz.  

Outra característica da Saintpaulia  é que, com os cuidados certos, uma rega moderada e uma exposição equilibrada à luz do sol, ela pode florescer durante o ano inteiro.  

Cuidados com a Violeta Africana em casa

Uma curiosidade sobre essa espécie é que, mesmo vindo de regiões com altas temperaturas, ela não tolera uma exposição direta à luz solar. Por isso, precisa de iluminação indireta nos horários mais amenos do dia.  

O tipo mais adequado de substrato é o que possibilite que o solo fique úmido, ou seja, precisa ser drenável para garantir que a planta receba todos os nutrientes sem correr o risco de encharcá-la.  

Para evitar o apodrecimento das raízes, é recomendado comprar terra arenosa e rica em material orgânico de forma que fique mais fácil o escoamento da água e a hidratação da planta.  

É de suma importância fazer a rega periódica para garantir a umidade do solo e não correr o risco de secar as raízes. Ela deve ser feita até que o líquido comece a escorrer pelos furinhos na base do vaso.  

Quanto à fertilização da Violeta Africana precisa ser realizada cerca de uma a duas vezes por mês, assim, é garantido que ela terá um crescimento sólido e saudável.  

Como fazer o replantio  

É muito comum os jardineiros de plantão terem vontade de espalhar as mudas pelas casas, entretanto, é necessário fazer o replantio com os devidos cuidados para garantir um bom desenvolvimento. Veja a seguir:  

  • Remova os pequenos brotos com as ferramentas de jardineira;
  • Replante as estacas de folhas;
  • Escolha um vaso de cerâmica abundante em substrato orgânico;

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS