Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultivando o lírio-da-paz: guia completo

O lírio-da-paz é uma planta bem comum de encontrar nas casas brasileiras. Confira como você pode cultivá-la de forma correta.

Publicado

em

O lírio-da-Paz é uma planta popular no Brasil há tantos anos que dificilmente alguém poderia afirmar que nunca a viu. Um detalhe é certo: essas queridas plantinhas geralmente são vistas nos quintais dos avós, que as adoram.

Mas você sabia que existe uma maneira correta de cultivá-la? Isso mesmo, caso contrário, você pode até matar a planta e suas mudas. Se você é uma daquelas pessoas que gostam de jardinagem e deseja enfeitar sua casa com essa linda espécie de planta, confira como cuidar do lírio-da-paz.

Foto: Petz

Cultive corretamente o lírio-da-paz

Para a felicidade de quem vai cultivar, o lírio-da-paz se adapta muito bem em vasos, jardineiras ou em conjuntos localizados em jardins. Trata-se de uma planta que prefere meia-sombra, portanto nunca a coloque diretamente ao sol, pois ela pode acabar secando rapidamente e morrer.

Para crescer adequadamente, o lírio-da-paz necessita de terra rica em matéria orgânica, mantida constantemente úmida, mas nunca encharcada. Isso ocorre porque essa é uma planta de clima tropical e que não se adapta bem ao frio. Portanto, essa é a principal dica para mantê-la viva e vigorosa no seu jardim.

Essa espécie se multiplica por divisão, com mudas que contêm rizoma. Ela é muito utilizada em paisagismo interno e como planta doméstica, pois requer poucos cuidados e consegue florescer livremente, desde que sejam fornecidas as condições básicas adequadas ao seu crescimento.

Ela dificilmente tem pragas em suas folhas ou raízes, mas é bom lembrar que as cochonilhas podem atacá-la eventualmente. Por isso, é importante que você fique atento a esse tipo de praga em específico, que pode enfraquecer a sua planta e impedi-la de crescer corretamente.

Outra coisa extremamente importante a lembrar é que, apesar de muito bonito, o lírio-da-paz é uma planta altamente tóxica. Portanto, se você tem crianças ou animais de estimação e deseja ter a planta em casa, é bom estar atento a isso. Em caso de ingestão de qualquer uma de suas partes, pode ocorrer irritação na boca e nos olhos, além de dificuldade respiratória.

Portanto, o lírio-da-paz é uma planta fácil de cuidar, que, no entanto, requer cuidado especial quando há crianças e animais de estimação por perto. Ainda assim, ela será uma excelente adição ao seu jardim, tornando tudo mais belo e alegre.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS