Conecte-se conosco

Agronegócio

Custo de produção do leite pode cair em 2022

De acordo com Scot Consultoria, altas nos preços do leite e dos derivados podem aumentar os lucros do produtor

Publicado

em

Enquanto em 2021, o setor leiteiro sofreu com o altos custos de produção, influenciados pelos preços dos fertilizantes e defensivos, em 2022, a situação pode ser bem diferente.

De acordo com a Scot Consultoria, a previsão é de diminuição desses custos já no primeiro semestre do ano, já que há expectativa de altas nos preços do leite e dos derivados. “Com o cenário ajustado com relação à oferta de leite e a possibilidade de demanda interna melhor, há espaço para altas mais fortes nos preços do leite e derivados”, diz.

Segundo Sophia Honigmann, analista de mercado, em 2021, a seca antecipada e o atraso nas chuvas em algumas regiões prejudicaram a produção no campo. Dessa forma, as condições ruins das pastagens obrigaram aos produtores optarem pelo uso de alimentos concentrados. “O clima seco pesou sobre a semeadura e o desenvolvimento da segunda safra de milho. E a cotação do cereal ficou firme ao longo do ano, com o peso das altas do dólar e a demanda interna bem firme. Com isso, os custos de produção do produtor de leite aumentaram ao longo do ano. Mesmo com o preço pago ao produtor em alta, a margem do produtor ficou menor”, justifica.

Entretanto, com o peso da safra e o aumento das chuvas, a pressão de baixa no mercado deve se dissipar. Há, inclusive, a possibilidade de diminuição sobre os custos de produção e melhora nas margens de lucro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS