Conecte-se conosco

Agronegócio

Dama-da-noite: a misteriosa flor que esconde seus segredos durante o dia

Publicado

em

Você já ouviu falar da dama-da-noite? Essa é uma flor que só abre à noite e exala um perfume forte e doce, capaz de perfumar todo o ambiente.

Mas por que ela faz isso? E quais são os tipos de dama-da-noite existentes? A seguir, vamos responder essas e outras perguntas sobre essa planta fascinante e misteriosa.

Saiba tudo sobre a dama-da-noite

Dama-da-noite  é um nome popular dado a várias plantas que têm em comum a característica de florescer apenas no período noturno.  Isso acontece porque elas precisam atrair o seu principal polinizador, a mariposa, que tem hábitos noturnos. Assim, elas abrem suas flores e liberam seu aroma quando a mariposa está mais ativa.

Existem diferentes espécies, cada uma com suas peculiaridades, mas todas encantadoras. Algumas são arbustivas, outras são cactos ou epífitas.

Algumas têm flores brancas, outras flores rosas ou vermelhas. Algumas florescem na primavera ou no verão, outras florescem no outono ou no inverno. Conheça algumas delas a seguir:

Cestrum nocturnum

Também chamada de jasmim-da-noite ou coreana, é uma das mais comuns e cultivadas no Brasil. É uma planta arbustiva que pode chegar a quatro metros de altura.

Suas flores são pequenas e brancas e aparecem na primavera e no verão. Seu perfume é doce e intenso, mas pode causar alergias em algumas pessoas.

Além disso, toda a planta é tóxica e pode provocar vômitos, náuseas e irritação nas mucosas se ingerida ou em contato com a pele.

Hylocereus undatus

Também conhecida como pitaia branca ou flor-da-lua, essa é uma planta da família dos cactos, originária das florestas tropicais.

Pode ser cultivada em muros ou árvores, ou diretamente no solo. Suas flores grandes e brancas aparecem entre janeiro e fevereiro. Seus frutos são comestíveis e saborosos, e amadurecem entre julho e agosto.

Selenicereus anthonyanus

Chamada também de cacto siáninha ou zigue-zague, ela é uma planta epífita que cresce sobre outras espécies para obter luz solar.

É nativa do México e pertence à família dos cactos. Suas flores são grandes e rosa, com pétalas creme na parte interna e vermelhas na parte externa. Elas abrem normalmente no mês de novembro.

Epiphyllum oxypetalum

Também chamada de rainha da noite ou flor-do-baile, é uma planta epífita que pertence à família dos cactos. Pode ser encontrada nas cores branca ou vermelha.

Suas flores grandes e perfumadas abrem-se apenas uma vez ao ano, geralmente na primavera ou no final do verão.

Cultivo da dama-da-noite

A dama-da-noite é uma planta que encanta pela sua beleza e perfume, mas também guarda seus segredos durante o dia. Para cultivá-la, é preciso oferecer um local com boa iluminação, solo bem drenado e realizar regas regulares. Também é importante podar a planta para estimular seu crescimento e sua floração.

Mesmo que apenas durante a noite, ela com certeza é capaz de deixar seu jardim muito mais encantador, exalando um perfume único.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS