Agronegócio
De acordo com Ipam, 75% do desmatamento em florestas públicas na Amazônia é ocupado por pastagens
Cerca de 44% de todo o desmatamento na Amazônia ocorreu em terras públicas, e 67% do desmatamento registrado nas terras públicas aconteceu em florestas não destinadas
Nesta semana, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), publicou um estudo feito, onde as pastagens ocupam 75% das áreas desmatadas em terras públicas destinadas na Amazônia.
As terras públicas são áreas sob o domínio e responsabilidade da União e dos Estados, podendo ser destinadas, como as Terras indígenas e unidades de conservação, ou não destinadas.
Um total de 21 milhões de hectares, cerca de 8% das florestas públicas existentes da Amazônia Legal foram desmatadas entre os anos de 1997 e 2020. A área devastada pode ser comparada ao estado do Paraná, sendo maior que a região.
Ao todo, a Amazônia Legal tem 276,5 milhões de hectares de florestas públicas. Segundo o Ipam, nos últimos dez anos o desmatamento de terras públicas se intensificou, registrando 52% de desmatamento na área.
Além disso, a emissão de gases de efeito estufa corresponde a cinco anos de emissões nacionais de gases de efeito estufa do Brasil, chegando a 10,2 gigatoneladas de CO2.
De acordo com o estudo do Ipam, nos dois últimos anos, 44% de todo o desmatamento na Amazônia ocorreu em terras públicas, e 67% do desmatamento registrado nas terras públicas aconteceu em florestas não destinadas.
Além disso, em terras devolutas e florestas não destinadas na Amazônia, a conversão da floresta em pasto é regra. O boi criado nessas áreas públicas desmatadas e griladas é vendido para outras fazendas, de acordo com a nota técnica do estudo.
“Mais cedo ou mais tarde, acaba invariavelmente em um frigorífico. Como as empresas não monitoram o cumprimento de regramentos sociais e ambientais de seus fornecedores indiretos, ele não é computado como carne de desmatamento ilegal”.
De acordo com o pesquisador sênior do Ipam, Paulo Moutinho, “a grilagem é um fator de risco para o equilíbrio climático do planeta, e ainda carrega para o setor da pecuária dois problemas: ilegalidade e mais emissões de gases do efeito estufa”.
Além disso, o levantamento feito pela MapBioma mostrou que entre os anos 1985 e 2019, a agropecuária foi responsável por cerca de 90% do desmatamento da vegetação natural do Brasil.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política14 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo8 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem