Curiosidades
De cara limpa: jovens consomem cada vez menos álcool; Você imagina o porquê?
Você já reparou que os jovens de hoje em dia estão bebendo menos do que as gerações anteriores? Pois é, essa é uma tendência que vem se confirmando em vários países, inclusive aqui no Brasil. Mas, por que será que a juventude vem adotando essa mudança de hábito? O que pode estar por trás disso?
Juventude saudável: a diminuição no consumo de álcool pelo mundo
De acordo com um estudo publicado em 2020, que buscou calcular os hábitos de consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes de 12 a 18 anos em 39 países da Europa, América do Norte e Oceania, houve uma redução significativa nesse hábito.
Inclusive, na maioria dos países avaliados pela pesquisa, a venda de álcool para essa faixa etária é ilegal, mas, como sabemos, na prática, é nesse momento em que a maioria das pessoas experimenta diferentes tipos de bebida pela primeira vez.
Quando comparados com 20 anos atrás, a tendência foi de diminuição na maioria dos países. Essa queda percentual passa dos 80% na Islândia e dos 50% em países como a Suécia, Noruega e Lituânia.
Além disso, outro levantamento recente, feito pela organização britânica Drinkaware, apontou que 26% dos jovens entre 16 e 24 anos se consideram completamente abstêmios, ou seja, simplesmente não consomem bebidas alcoólicas.
Brasileiros também estão bebendo menos
Aqui no Brasil, o cenário positivo não é diferente. Conforme uma pesquisa anual realizada pelo Ministério da Saúde, que avalia o consumo abusivo de álcool — de cinco ou mais doses para homens e de quatro ou mais doses para mulheres em uma mesma ocasião —, nossos jovens também estão bebendo cada vez menos.
O último levantamento, feito em 2021, revelou que 19,3% dos brasileiros entre 18 e 24 anos consomem abusivamente bebidas alcoólicas. Desde 2015, esta foi a primeira vez que o percentual ficou abaixo dos alarmantes 20%.
Outro estudo, mais recente, feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), apontou que 46% dos jovens de 18 a 24 anos alega não consumir álcool nunca, enquanto 20% disseram consumir as bebidas uma vez ou menos a cada mês.
Por que os jovens estão bebendo menos?
Entre as conclusões de diferentes estudos, o principal motivo para a redução no consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens é o profissional, além da necessidade de manter a reputação e o desempenho satisfatório nas atividades rotineiras.
Vantagens em diminuir o álcool
Se você, assim como os jovens, está considerando reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, primeiramente, parabéns. Este é um favor que você faz para a sua saúde, o seu bolso e o seu bem-estar. Confira alguns dos principais benefícios:
- mais disposição e energia: como o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, ele diminui as funções cerebrais e corporais;
- economia de dinheiro e tempo: as bebidas são caras, principalmente em bares, restaurantes e festas. Além disso, você gasta muito tempo bebendo, se recuperando da ressaca ou lidando com as consequências negativas do álcool na sua vida;
- melhora na saúde física e mental: como você deve saber, o álcool pode causar diversas doenças, câncer, afetar seu humor, autoestima, memória e até o seu julgamento.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav