Conecte-se conosco

Agronegócio

De torta, só a ervilha: conheça a ervilha-torta e veja como cultivar a espécie 

Confira o passo a passo e os principais cuidados com essa leguminosa e aproveite para consumi-la e aproveitar seus benefícios.

Publicado

em

Você já ouviu falar da ervilha-torta? De nome científico pisum sativum, tem sua origem no Oriente Médio e é conhecida como uma vagem nutritiva, bastante utilizada na preparação de pratos variados como saladas e sopas. 

Popularmente conhecida como ervilha cavaca ou ervilha torta de flor roxa, esse legume é rico em diversos nutrientes, além de ser fonte de vitaminas, fibras, minerais e outras propriedades benéficas à saúde.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais dos diversos benefícios da ervilha-torta e como cultivar essa leguminosa de maneira prática e fácil. Confira!

Reprodução: shutterstock

Veja como realizar o cultivo da ervilha-torta

Passo a passo do plantio 

Para realizar o plantio da ervilha-torta, há duas formas de plantar: através de mudas ou sementes, sendo a segunda opção a mais indicada. Dessa forma, o plantio pode ser feito em vasos os diretamente no solo. Depois, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Escolha um local com luz direta;
  • O ideal é realizar o cultivo na metade do mês de outubro;
  • O ideal é que o solo esteja fértil e que tenha uma boa drenagem. Você pode utilizar adubo orgânico encontrado em casas especializadas ou fazer o seu próprio adubo caseiro utilizando restos de alimentos como cascas de bananas e cascas de ovos;
  • Após o preparo do solo, realize o plantio durante o inverno;
  • Faça buracos no solo em fileiras, com 2 cm de profundidade e 10 cm de distanciamento;
  • Adicione uma semente por cova;
  • Por fim, faça uma rega sem exageros.

Uma boa dica é deixar as sementes na água por 24 horas antes do plantio, o que auxiliará na germinação. Feito isso, passe pó inoculante nas sementes e realize o plantio.

Antes de realizar o plantio, é importante realizar alguns cuidados. Além disso, o clima, a irrigação e a adubação interferem muito na hora do plantio. Veja a seguir, as principais dicas ao cultivar a espécie.

Clima 

O cultivo da ervilha-torta ocorre anualmente. Entretanto, a leguminosa se adepta a climas tropicais e subtropicais. A temperatura ideal para o seu cultivo varia entre 4 e 24° C, estando sempre em contato direto com o sol ou à meia sombra.

Irrigação 

Em relação a rega, o ideal é que seja realizada todos os dias, mas sem exagero, para que o solo não fique encharcado.

Adubação 

Para que sua planta se desenvolva bem, é necessária uma boa adubação do solo. O ideal é que ele seja leve e profundo, rico em matéria orgânica. Dessa forma, sua germinação ocorrerá cerca de 8 dias após o plantio, enquanto a sua colheita estará pronta 70 dias após o plantio. 

Como acabar com insetos indesejados 

É recomendado plantar uma muda de hortelã, pepinos ou cenouras junto à ervilha-torta, pois a mesma atrai muitos insetos indesejados. Caso persista, utilize repelentes naturais para plantas. Além disso, faça a rega regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. 

Agora que você sabe como cultivar ervilha-torta, que tal iniciar o seu próprio plantio?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS