Economia
De volta ao jogo? Descubra se o governo vai liberar empréstimo do Bolsa Família
O empréstimo do Bolsa Família era uma modalidade de crédito consignado que havia sido liberada para os beneficiários do programa de transferência de renda do governo federal ainda no ano passado, quando estava sob o nome de Auxílio Brasil. No entanto, o empréstimo foi suspenso no começo de 2023, para definição de novas regras.
Com a mudança das regras de concessão do crédito consignado por parte do governo federal, que diminuiu o percentual do benefício mensal que poderia ser usado na concessão, indo de 40% para 5%, a Caixa Econômica Federal optou por suspender definitivamente a oferta dessa modalidade de consignado para os beneficiários do Bolsa Família.
Além disso, o Bolsa Família passou por algumas reformulações recentes, por meio de Medida Provisória. Fora essas alterações, a MP determinou também o retorno do empréstimo para pessoas com deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Com essa notícia, as famílias que recebem o Bolsa Família ficaram animadas com a possibilidade do retorno do consignado também nesses casos. Mas, será que essa modalidade de crédito vai ser realmente reestabelecida pela Caixa Econômica Federal? É isso que vamos descobrir.
Volta do empréstimo do Bolsa Família
Resumidamente, não, o empréstimo do Bolsa Família não deve voltar, ao menos não dentro de um futuro próximo. Isso porque esse tipo de operação de crédito teria o potencial de endividar as famílias, que por sua vez já se encontram em um certo estado de fragilidade financeira, o que traria problemas tanto para os beneficiários quanto para o país.
Inclusive, esse foi o principal ponto para encerramento do empréstimo: o endividamento dos beneficiários. Isso porque os descontos, que podiam chegar a 40% do valor das parcelas mensais, podiam se estender por até 24 anos, o que representava um problema grave.
Mesmo com as novas ofertas de crédito suspensas, os contratos já realizados continuam válidos, mantendo a responsabilidade para com o pagamento das prestações por meio dos descontos mensais no benefício.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Cotidiano6 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Tecnologia10 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Cotidiano2 dias atrás
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso até esta sexta