Conecte-se conosco

Agronegócio

Deixe seu jardim ainda mais colorido cultivando o encantador trevo-roxo

Publicado

em

Você já conhece o trevo-roxo? É uma planta encantadora que se destaca pela folhagem triangular e escura e pelas delicadas flores rosadas ou brancas.

Originária do Brasil, essa espécie é fácil de cultivar e pode trazer um toque de cor e beleza para o seu lar. Veja, a seguir, cinco dicas cruciais para cuidar do seu trevo-roxo e mantê-lo sempre saudável.

Como cuidar do seu trevo-roxo

1. Escolha um local com luz indireta

O trevo-roxo não gosta de sol direto por muito tempo, mas o sol da manhã é bem-vindo na planta. O ideal é colocá-lo em uma janela iluminada, mas sem incidência direta dos raios solares, ou em um local de meia sombra.

Caso receba calor solar direto no local escolhido por você, o ideal é que a planta permaneça nessas condições por cerca de três horas diárias.

2. Regue com moderação

O trevo-roxo não tolera o excesso de água, pois isso pode apodrecer o seu bulbo e causar doenças fúngicas. O melhor é regar apenas quando o solo estiver seco na superfície, verificando com o dedo antes de molhar. No verão, a rega pode ser mais frequente, mas no inverno deve ser reduzida.

3. Adube periodicamente

Para estimular a floração e a vitalidade do trevo-roxo, é recomendável adubar a planta durante o período de crescimento, que vai da primavera ao outono.

Para isso, você pode usar um substrato caseiro, combinando húmus de minhoca ou farinha de osso com terra vegetal. É o suficiente para sua planta ornamental se desenvolver bem.

4. Pode quando necessário

O trevo-roxo não precisa de muita poda, mas você pode remover as folhas e flores secas ou murchas para manter a planta bonita e saudável.

Além disso, você pode cortar as hastes florais depois que as flores caírem, para evitar que a planta gaste energia produzindo sementes.

5. Respeite o período de dormência

O trevo-roxo é uma planta que entra em dormência quando as condições não são favoráveis, como no verão muito quente ou na falta de água.

Nesse período, as folhas se fecham e perdem a cor, parecendo que a planta está morrendo. Mas não se preocupe, isso é normal e faz parte do ciclo da espécie.

Nesse caso, você deve parar de regar e adubar a planta e esperar que ela volte a brotar quando as condições climáticas melhorarem.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS