Mundo
Delegado da PF vai comandar a Interpol
Trata-se de Valdecy Urquiza.
O Brasil assumirá a liderança da secretaria-geral da Interpol, a maior organização policial internacional, com a eleição de Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF). Ele foi escolhido pela maioria dos 196 países membros durante a Assembleia-Geral da Interpol, realizada em Glasgow, Escócia, tornando-se o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar este cargo nos 100 anos de história da Interpol.
A eleição, inicialmente conduzida pelo Comitê Executivo da Interpol em Lyon, em junho de 2024, foi oficialmente ratificada nesta terça-feira (5), conforme informado pela PF. Urquiza, que atualmente é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e ex-vice-presidente da Interpol para as Américas (2021-2024), começará seu mandato de cinco anos em 7 de novembro, sucedendo o alemão Jürgen Stock.
Como secretário-geral, Urquiza terá a responsabilidade de liderar a Interpol na luta contra o crime transnacional e no fortalecimento da cooperação policial internacional.
Delegado da PF
A Polícia Federal, em comunicado, destacou que “a escolha do delegado Urquiza reflete a alta prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional, que exige uma cooperação internacional sólida. É também um reconhecimento do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira, bem como de sua importante contribuição ao trabalho da Interpol”.
Com 43 anos, Valdecy Urquiza nasceu em São Luís (MA), é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e possui pós-graduações em Administração Pública pelo Ibmec e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Na PF, Urquiza exerceu funções estratégicas, incluindo a chefia da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional e a posição de Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol em Lyon, França. No Brasil, também liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, além da Divisão de Cooperação Policial Internacional, Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia20 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia23 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo21 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa
-
MEI1 dia atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio