Mercado de Trabalho
Demissão por acordo é vantajosa? Reforma deu nova opção a trabalhadores
Última reforma trabalhista mudou alguns pontos ao criar uma nova modalidade de desligamento.
Os direitos dos trabalhadores são garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece uma série de normas para protegê-los
Contudo, uma nova legislação trouxe consigo diversas mudanças nas relações entre empregador e empregado, dentre elas a possibilidade de acordo para a demissão.
Esse acordo visa evitar fraudes, como a chamada ‘falsa demissão’, na qual o empregado solicita a demissão sem justa causa apenas para obter os benefícios de uma rescisão sem custos.
Demissão por acordo trabalhista: como funciona
Antes da reforma, as opções para o término do contrato de trabalho eram limitadas. Se o funcionário pedisse demissão, não teria direito a multa do FGTS, seguro-desemprego ou saque do Fundo de Garantia. Em caso de demissão por justa causa, as mesmas condições se aplicavam.
Já na demissão sem justa causa, o empregado teria direito à multa de 40% do FGTS, aviso prévio e seguro-desemprego, além do saque do Fundo de Garantia.
Demissão via acordo possibilita alguns benefícios ao trabalhador – Imagem: reprodução
Com a reforma, surgiu a possibilidade de acordo entre empresa e trabalhador para a demissão. Nesse caso, o funcionário receberá 20% da multa do FGTS, metade do aviso prévio e poderá sacar 80% do saldo do Fundo de Garantia. Entretanto, ele abre mão do seguro-desemprego.
Essa medida visa regularizar a situação de demissões fraudulentas, garantindo que o trabalhador tenha um benefício razoável ao concordar com a rescisão do contrato.
Cabe lembrar que as outras formas de rescisão não foram alteradas e que o acordo de demissão é uma opção adicional, não obrigatória.
Os trabalhadores e empresas precisam utilizar essa opção de forma consciente e responsável, visando sempre o cumprimento da legislação trabalhista e o respeito mútuo entre as partes.
-
Cotidiano1 dia atrás
Rotina do sucesso! 7 hábitos que pessoas bem-sucedidas têm logo pela manhã
-
Tecnologia23 horas atrás
Evite fornecer estes 5 dados ao conversar com a Meta IA no WhatsApp
-
Finanças9 horas atrás
Quem é o brasileiro mais RICO do mundo? Forbes revela lista surpreendente
-
Mundo20 horas atrás
Viva em grande estilo: 4 destinos baratos, mas luxuosos, para morar fora
-
Moedas8 horas atrás
Fortuna esquecida: família encontra 32 milhões em Cruzados. Quanto vale hoje?
-
Política2 dias atrás
Novo pente-fino do Bolsa Família pode eliminar 500 mil beneficiários
-
Saúde7 horas atrás
Esta é a caixa d’água que você NÃO deve ter em casa; especialistas explicam o motivo
-
Tecnologia1 dia atrás
Samsung pode abandonar linha ‘Galaxy’ e lançar nova marca premium