Conecte-se conosco

Economia

Dependentes também podem sacar FGTS em casos graves de saúde?

Como garantia em situações de doença grave, o FGTS pode ser sacado pelos trabalhadores ou dependentes. Veja como.

Publicado

em

Saque Digital do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado em algumas situações bem restritas, entre elas, em caso de trabalhadores com doença grave. O saque pode ser no valor integral disponível.

Leia mais: Governo estuda pagar auxílio-inclusão de R$ 550 para quem recebe BPC

O fundo de garantia é um recurso disponível aos trabalhadores brasileiros que fazem parte do regime do Código de Leis Trabalhistas, ou seja, que trabalham de carteira assinada.

Dessa forma, em casos de doenças graves o acesso ao dinheiro é facilitado. Isso porque pelo entendimento dos direitos dos trabalhadores, a situação se enquadra em casos de emergência.

FGTS para trabalhadores doentes

Ao contrário do que muitos acreditam, o saque do FGTS não vale apenas quando o trabalhador é demitido. Nos casos de doenças graves, com aumento dos gastos e muitas vezes limitações de retorno ao trabalho, o FGTS vem como um suporte.

Por exemplo, estão na lista de doenças que permitem o saque do FGTS os casos de câncer, HIV e outras que configurem estágio terminal. São doenças consideradas incapacitantes.

Por isso, se o trabalhador se enquadra nessas situações pode solicitar o saque do FGTS junto à Caixa Econômica Federal. E não apenas os trabalhadores podem fazer o pedido, mas também os dependentes.

Nesses casos de saque do FGTS por questões de doenças graves, os interessados em pedir o saque do fundo precisam apresentar confirmações de tais doenças. Isso se faz por meio de exames e laudos médicos que precisam ser apresentados.

Por outro lado, se mesmo com todos os documentos o pedido de saque for negado pela Caixa Econômica Federal, o trabalhador ou dependente solicitante tem onde recorrer.

Nesses casos é só pedir que o banco forneça um documento que comprove o motivo de negação ao acesso ao FGTS. Depois disso é possível tentar mais uma vez o saque do FGTS pela pessoa com doença grave junto à Justiça.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS