Tecnologia
Desbrave o offline: Aprenda a usar mapas do Google Maps sem internet!
Aplicativo oferece a possibilidade de se manter localizado mesmo sem conexão à rede. Recurso é essencial para turistas em momentos de viagem
As funcionalidades do Google Maps facilitam a nossa vida de um jeito que já é quase impossível viver sem uma consulta rápida. Muitas pessoas já se acostumaram, inclusive, a só dirigir seguindo a rota indicada pelo aplicativo.
O uso dele, no entanto, não se restringe à rotina de idas e vindas em dias de trabalho. O Maps é essencial para quem está em viagem, especialmente para lugares distantes ou totalmente desconhecidos.
Além de facilitar a identificação dos locais e minimizar as chances de se perder, o aplicativo possui um recurso que salva vidas: ele funciona, até mesmo, quando não se tem acesso à internet. Veja nas linhas abaixo como isso é possível.
Como o Maps funciona sem internet?
Se você está em algum local sem internet ou em um país diferente onde o acesso à rede é limitado ao hotel onde você está hospedado, saiba que é possível usufruir do recurso offline do Maps.
Para isso, basta salvar um ou mais mapas no smartphone ou tablet, com antecedência. Isso é feito via download pelo próprio aplicativo.
É bom antecipar que, em alguns locais do mundo, essa funcionalidade não é permitida, devido às questões contratuais da plataforma, aos formatos de endereço, suporte ao idioma e outros motivos.
É bom checar essa questão antes, mas saiba que na maioria dos locais turísticos, o recurso está disponível. Veja o passo a passo para usar o Google Maps offline:
- No smartphone ou tablet Android, abra o app Google Maps;
- Verifique se você tem uma conexão de Internet e fez login no aplicativo;
- Pesquise um lugar qualquer. Exemplo: cidade do Rio de Janeiro;
- Na lateral direita do aparelho, clique nos três pontos verticais e depois em “Mais”;
- Em seguida, clique em Fazer download de mapa offline.
Mapas offline
Após o download do mapa, é possível usar o aplicativo normalmente. Se estiver sem conexão à internet, os mapas baixados estarão disponíveis para levar você ao destino escolhido.
Para isso, no entanto, é preciso que todo o trajeto esteja salvo. E vale lembrar que as rotas de transporte público, bicicleta ou a pé não ficam disponíveis offline.
Além disso, não é possível ver informações sobre o trânsito, pontos de congestionamento, trajetos alternativos ou orientações de faixa.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira23 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia18 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?