Empresas
Descubra agora se será feriado nos dias de jogos da seleção brasileira
Quero muito assistir ao jogo do Brasil nesta Copa do Mundo, porém trabalho, e agora? Veja mais informações!
É completamente verdade que a melhor parte da Copa do Mundo são as emoções transmitidas para cada torcedor em sua própria nação. Em todas as edições, as pessoas ficam entusiasmadas com cada lance que acontece no campo de futebol.
A Copa do Mundo tem uma vasta programação de jogos que se estende por cerca de um mês. Isso nos traz uma pergunta: Se os dias de jogos da seleção brasileira forem nos dias em que eu trabalho, serei liberado?
E já que falamos de seleção brasileira, podemos observar que os primeiros jogos do Brasil acontecem em dias úteis. A estreia do nosso time será dia 24 e, posteriormente, no dia 28, acontecerá o segundo jogo, ambos em dias úteis de trabalho.
O fato que a maioria já sabe é que não existe uma lei federal que decrete um feriado nacional em decorrência de jogos da seleção brasileira. Apesar de que em muitos municípios e estados existem leis que tornam o dia de jogos em ponto facultativo. Porém, cabe aos órgãos públicos, e não à iniciativa privada, decidir esta questão.
Então podemos afirmar que quem decide se há a possibilidade de liberar os funcionários é o próprio empregador, ou seja, não existe a obrigatoriedade da empresa liberar o funcionário para assistir aos jogos do Brasil.
No que se refere a outras edições da Copa do Mundo, quando o time do Brasil disputava pela parte da manhã, alguns funcionários tiveram a oportunidade de voltar ao trabalho logo após o término da partida, e quando o Brasil jogava pelo turno da tarde, os funcionários eram liberados perto do meio-dia, estando livres no restante da tarde.
Então, para sintetizarmos todas as ideias, podemos citar algumas medidas que podem ser aplicadas pelo empregador pensadas em conjunto com os funcionários. Pode-se propor que o funcionário trabalhe compensando o tempo em que ele faltou devido à partida de futebol em outro horário.
Outras empresas podem também conceder aos funcionários que assistam aos jogos no próprio ambiente de trabalho. Também é facultado a elas simplesmente liberar o funcionário de suas obrigações, garantindo, assim, a falta do funcionário.
Existe, ainda, a possibilidade de se exigir a volta do funcionário ao posto de trabalho após ele ter sido liberado e ter assistido ao jogo ou, então, simplesmente pode-se exigir o trabalho dos seus empregados, já que não há nenhuma lei que ampare e exija feriado. Logo, há inúmeras possibilidades. Já sabe como vai funcionar no seu trabalho?
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp