Finanças
Descubra como transformar seu hobby em um negócio de sucesso
Transformar um hobby em negócio exige mais do que paixão.
Muitas pessoas sonham em transformar atividades prazerosas em empreendimentos lucrativos. No entanto, apenas gostar de algo não garante o sucesso financeiro. Ao decidir transformar um hobby em negócio, a visão deve se expandir além da paixão pessoal.
Em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Luiz Fernando Gomes Pinto, coordenador dos cursos de Marketing do Senac, destaca a importância de focar no consumidor, e não apenas na satisfação pessoal.
Antes de iniciar, é necessário fazer uma autoanálise para determinar a viabilidade de levar a atividade de lazer para um contexto profissional, pois isso vai ajudar a entender se o hobby pode se tornar uma fonte sustentável de renda.
Montar um negócio a partir do seu hobby preferido pode ser também uma satisfação pessoal, mas vai além disso – Imagem: Cottonbro Studio/Pexels
Como tornar seu hobby um negócio de sucesso?
Também em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, José Carlos de Souza Filho, professor de empreendedorismo e negócios da faculdade FIA, sugere que o futuro empreendedor compreenda todas as áreas do negócio ou considere a contratação de especialistas, pois isso é algo importante, especialmente em empresas de pequeno porte.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM Brasil 2023, setores como alimentação e beleza são mais promissores para os novos empreendedores. Tais áreas apresentam baixas barreiras de entrada e demandam menos capital inicial.
Algumas atividades, como culinária e artesanato, possuem potencial natural para se tornarem negócios. No entanto, é necessário avaliar a demanda do mercado e a concorrência antes de tomar qualquer decisão; por isso:
-
Avalie o interesse do consumidor;
-
Realize pesquisas de mercado;
-
Faça testes com protótipos ou MVPs.
Estratégias para empreender
O uso de ferramentas como o Modelo de Negócios Canvas pode ser um diferencial, já que tal metodologia ajuda a estruturar ideias iniciais e a validar a viabilidade do negócio, ao oferecer um direcionamento estratégico eficaz.
Além disso, determinar a proposta de valor e definir segmentos de clientes são passos fundamentais. Essa clareza possibilita estabelecer canais de comunicação e desenvolver relacionamentos sólidos com o público-alvo.
Transformar um hobby em negócio requer mais do que paixão, pois exige análise detalhada, planejamento cuidadoso e uma abordagem centrada no cliente. Somente assim é possível criar um empreendimento sustentável e bem-sucedido a longo prazo.
* Com informações do portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

-
Tecnologia1 dia atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Tecnologia2 dias atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Mundo13 horas atrás
Vai viajar para a Itália? Conheça 6 costumes dos italianos que você pode estranhar
-
Finanças1 dia atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Economia2 dias atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Tecnologia1 dia atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática
-
Artigos1 dia atrás
Lista de carros aceitos pela Uber foi atualizada; veja o que mudou
-
Finanças2 dias atrás
Quem tem direito à pensão vitalícia por morte? Entenda as regras