Automobilística
Descubra o segredo da placa Mercosul: Saiba como encontrar a cidade de veículos com essa placa agora!
Mesmo que as placas do Mercosul apontem somente o país de origem do veículo, ainda é possível conferir de que cidade eles vêm; saiba como!
Muita gente já passou um bom tempo olhando o local de origem na placa de carros. Alguns de municípios vizinhos, outros mais distantes e, até mesmo, estados distantes.
Não só isso, mas a identificação das placas também possui muita importância na investigação de multas ou de possíveis crimes praticados com o auxílio do automóvel. Entretanto, com a mudança das placas no Brasil, essa prática ficou um pouco diferente.
Agora, todas as placas de veículos no país devem ser integradas aos países pertencentes ao Mercosul. Essa medida vem sendo implementada, mesmo que de maneira gradual e lenta, em todos os países participantes do bloco, desde o ano de 2016.
Dessa maneira, ficou possível determinar um padrão para as placas de identificação dos automóveis, permitindo que a segurança do trânsito e circulação de todos os países do bloco se tornasse mais fácil, mesmo que as placas brasileiras tenham passado por mudanças para isso.
Isso porque, antigamente, as placas do Brasil tinham como informações: o estado e a cidade originários do veículo. Mas, desde 2018, o sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV) foi implementado, removendo essas informações.
Outra mudança foi em relação ao design, sendo a mais notável a mudança de cores, que antes era totalmente cinza, mas agora é branca com uma faixa azul, acompanhada do país de origem e uma bandeira que represente a nacionalidade.
A numeração também não passou batida, já que agora são quatro letras e três números (LLL-NLNN), diferente de antes, que era composta por três letras e quatro números (LLL-NNNN).
Como verificar a cidade e o estado do carro com a placa Mercosul
Agora, para conferir a cidade e estado do veículo, utilizando a placa Mercosul como base, é preciso utilizar um aplicativo do Governo Federal, chamado Sinesp Cidadão, disponível para iOS e Android.
Nele, é possível verificar as informações totais de um veículo, bastando seguir o passo a passo:
- Instale o aplicativo;
- Acesse o Sinesp Cidadão com sua conta do Gov.br;
- Pesquise o número da placa e faça a busca.
Assim, é possível receber todas as informações sobre o veículo, desde que preenchidos todos os dados da placa.
Além da cidade e estado de origem, ficam disponíveis os mandados de restrição e apreensão, desaparecimentos e alertas de furto ou roubo, caso exista alguma dessas ocorrências.

-
Investimentos19 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças4 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio23 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas