Automobilística
Descubra o segredo das placas Mercosul: Identifique a origem dos veículos
A placa Mercosul é um item que começou como um teste em 2018 aqui no Brasil, mas que agora foi implementada em todo o nosso território nacional. Esse novo modelo de identificação foi criado para padronizar as placas nos países integrantes do Mercosul e assim dificultar crimes internacionais.
Assim, os países que a adotaram foram Uruguai (2015), Argentina (2016), Brasil (2018) e Paraguai (2019). No entanto, foi somente em 2020 que o item se tornou oficialmente obrigatório em terras brasileiras.
No entanto, houve um pequeno demérito gerado pela adoção do novo modelo, já que agora ficou bem mais difícil de identificar a cidade de origem de um veículo. O novo layout acaba tornando a visualização mais demorada e, consequentemente, tediosa, dificultando, assim, a identificação.
O que fazer quando precisar consultar uma placa Mercosul?
As placas anteriores eram mais fáceis de ler, mas se você está tendo dificuldade com a nova versão, não precisa se preocupar, nós vamos te ensinar como tirar essa questão de letra! Existe um aplicativo chamado Sinesp Cidadão e ele pode ser baixado em dispositivos Android e iOS. Essa plataforma oferece várias ferramentas úteis.
Através desse recurso, é possível consultar a origem de placas, informações sobre pessoas desaparecidas e até mesmo mandados de prisão. No caso das placas Mercosul, o app pode te fornecer a marca do automóvel, ano de fabricação, cidade e país de origem.
Assim sendo, ao efetuar o seu cadastro, é possível tirar dúvidas e ficar sempre informado e protegido, lembrando também que as consultas são válidas somente para carros que possuam o referido emplacamento.
Logo, um observador mais detalhado perceberá que o brasão dos escudos do Mercosul sofreu algumas mudanças. Antes, o design contava com informações sobre município e estado, permitindo o reconhecimento imediato.
Já os modelos atuais adotaram uma numeração nova, que a princípio acaba por dificultar uma identificação visual primária, demandando mais atenção por parte do indivíduo. Porém, agora você já sabe como proceder para conseguir informações sobre um veículo, então não perca mais tempo e baixe já o aplicativo do Sinesp Cidadão!

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia19 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?