Economia
Descubra se o seu CPF está irregular com este passo a passo simples
Algumas pessoas possuem irregularidades no CPF e não fazem a mínima ideia. Aprenda a consultar hoje mesmo e a regularizar o cadastro.
Estar com o CPF irregular pode acarretar diversos problemas para a vida financeira de uma pessoa, pois é preciso estar em dia com as contas para conseguir mais benefícios de crédito e financiamento.
Tudo piora quando a pessoa nem sequer sabe sobre a irregularidade e tem uma surpresa quando se depara com uma negativação.
Isso pode acontecer por uma dívida antiga ou por uso indevido do CPF por terceiros. Muitas pessoas têm seus CPFs roubados, para que seja utilizado na hora de fazer compras, abrir empresas e muitas outras transações que podem levar prejuízos aos donos do cadastro.
Por isso, é muito importante tomar cuidado com seu número de CPF, se ele cai em mãos erradas pode acarretar diversos prejuízos. Uma forma muito comum que os criminosos utilizam para roubar o CPF hoje em dia é por meio do Pix.
No Pix, você precisa cadastrar chaves para receber transferências, que podem ser feitas pelo número de telefone, e-mail e pelo CPF. Repense antes de cadastrar seu CPF como chave, pois se der a uma pessoa estranha, pode correr o risco de usarem.
Para proteger seu CPF, tenha cuidado com seus documentos de identidade e com boletos e faturas, pois o número pode ser encontrado neles. Nunca exponha esse tipo de foto na internet, nem confie ele a estranhos.
Se você nunca conferiu seu CPF e tem dúvidas sobre sua regularidade, é possível conferir de forma muito fácil. A primeira coisa é entrar no site da Receita Federal, que fica em https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/servicos.
Você deve procurar pela opção “Consulta de Situação e por “Consulta pública”, em seguida clicar em “Meu CPF” e em “Consultar CPF”. Clique em “Iniciar” e informe seu CPF e data de nascimento, clicando em “consultar”.
Há algumas opções que podem aparecer como “Situação cadastral regular”, que quer dizer que está tudo certo, “Cancelado”, que significa que há multiplicidade no cadastro, ou “Nulo”, que é quando há alguma fraude.
Há também a opção “Suspensa”, que é quando o cadastro se encontra incompleto, além disso, há a opção “Titular falecido”, que é quando o dono do número já faleceu.
Se você encontrar alguma irregularidade no seu CPF, basta solicitar uma regularização por meio do próprio site. Para isso, você precisa tirar uma foto segurando seu documento, uma cópia escaneada do seu documento, certidão de nascimento ou casamento e comprovante residência.
Caso não consiga fazer pelo aplicativo, a regularização pode ser feita em locais como Banco do Brasil, Caixa, cartórios ou Correios.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp