Conecte-se conosco

Automobilística

Descubra se para a estrada é melhor abastecer com gasolina ou etanol

Quer pegar a estrada no final do ano e economizar com combustível? Então veja qual o mais econômico em viagens.

Publicado

em

Preço do Etanol

As festas de final de ano estão chegando, essa é a época de viajar para encontrar a família e amigos, ou apenas para relaxar em uma viagem planejada. Porém, nos custos desse descanso, é preciso calcular o gasto com combustível, caso vá pegar a estrada de carro.

Uma boa economia de combustível permite que o dinheiro seja gasto com coisas mais interessantes durante a viagem, como passeios e quem sabe uma boa gastronomia. Por isso, os condutores sempre se perguntam: é mais barato abastecer com gasolina ou etanol para pegar a estrada?

Bem, alguns pontos devem ser levados em conta antes de decidir, até porque cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, isso precisa ser colocado na balança de acordo com o seu tipo de veículo.

Um dos primeiros pontos a ser levado em conta é a autonomia do veículo. Você precisa saber ao certo o quanto seu veículo consegue andar com gasolina e o quanto ele consegue andar com etanol, mesmo que seja dentro da cidade. Sabendo isso, temos um cálculo bem simples para você.

É muito fácil, basta você dividir a quilometragem do etanol pela quilometragem da gasolina, o resultado tem que ser menor que 0,67 para valer a pena utilizar o etanol.

Um exemplo prático: o carro consegue rodar 13 km por litro com gasolina e 9 km por litro com o etanol. Dividindo 9 por 13, encontramos o valor de 0,69. Isso quer dizer que compensa mais utilizar a gasolina, já que apresenta um desempenho melhor.

Além do cálculo, é preciso avaliar o desempenho do seu veículo com o uso de cada um dos combustíveis, além de sua manutenção que, quando não está em dia, o carro pode render de uma forma diferente, que o cálculo não consegue prever.

Fora isso, na estrada o rendimento do veículo é diferente do que na cidade, nesse caso, o etanol pode ter mais vantagens, já que ele é feito para dar mais autonomia na estrada. Nesse caso, ele também libera menos poluição e, consequentemente, menos prejuízo ambiental.

Mas lembrando que seu veículo precisa ter motor flex, para aceitar os dois tipos de combustível. Em hipótese alguma abasteça seu carro que é movido a etanol com gasolina, pois com certeza dará muitos problemas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS