Conecte-se conosco

Curiosidades

Descubra se Você Pode Aprender um Idioma Enquanto Dorme

Pesquisadores investigaram através de testes se era possível o aprendizado de um novo idioma durante a noite. O idioma escolhido foi o japonês e os resultados revelam a possibilidade da teoria. Confira!

Publicado

em

Em um novo estudo, um grupo de pesquisadores investigou se seria possível aprender um novo idioma durante o sono.

A técnica usada tem a intenção de expandir o vocabulário mesmo enquanto se está dormindo durante a noite, baseando-se em estudos realizados anos antes sobre a capacidade cerebral humana de processar informações durante o sono.

Pesquisadores respondem se é realmente possível aprender dormindo

Estaríamos diante de uma nova maneira de estudar? Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels/Reprodução

Nos últimos 10 anos, estudos mostraram que o cérebro pode processar e registrar informações durante o sono. Fumantes que queriam parar de fumar, ao serem expostos ao cheiro do cigarro durante o sono, tiveram uma queda de 35% no consumo.

Com essas descobertas, os pesquisadores investiram seus esforços para aprender um novo idioma durante o sono.

A língua escolhida foi o japonês, por ter sua estrutura relativamente simples, levando em conta a quantidade de sílabas, sendo ideal para os testes.

O japonês foi escolhido, pois os sons das palavras são similares aos do francês, idioma dos pesquisadores.

Os resultados do experimento

O estudo foi realizado com 22 adultos que não conheciam a língua japonesa ou nenhuma outra língua asiática relacionada.

Durante o sono, os participantes foram expostos a pares de sons e palavras japonesas correspondentes, como “inu” para “cachorro”.

Ao acordarem, os participantes mostraram habilidade em reconhecer as palavras aprendidas durante o sono, provando que a aprendizagem implícita ocorreu.

O estudo também identificou padrões específicos de ondas cerebrais durante o sono profundo, indicando quais palavras seriam melhor lembradas ao despertar.

Aprendizado durante o sono é eficaz, mas não substitui o estudo convencional

Apesar dos resultados positivos, o estudo também revelou algumas limitações. Enquanto a aprendizagem durante o sono pode ser uma forma eficaz de registrar informações, estudar da forma convencional é mais eficaz.

Os participantes relataram maior confiança nas palavras aprendidas enquanto estavam acordados, o que leva a entender que aprender algo durante o sono pode ser mais sutil e durar menos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS