Economia
Desempregado? Saiba como é possível sacar todo o saldo do FGTS
Trabalhadores sem vínculo empregatício e com saldo no fundo podem resgatar as quantias em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Cidadãos desempregados há três anos ou mais podem sacar integralmente o saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O resgate do recurso é autorizado mediante duas modalidades: saque rescisão ou saque-aniversário.
Isso porque a lei nº 8.036 de 1990 determina que caso o trabalhador esteja sem trabalhar formalmente há três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS, ou seja, com carteira de trabalho assinada, ele pode sacar o valor completo disponível na sua conta.
O saque fica habilitado a partir do mês de aniversário do titular da conta. Durante o saque, que pode acontecer em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, o cidadão deve portar os seguintes documentos:
- Documento de identificação (RG ou CNH);
- Número de inscrição PIS/PASEP/NIS;
- CTPS (carteira de trabalho) comprovando o desligamento da empresa e a não existência de vínculo ao regime do FGTS por, no mínimo, três anos ininterruptos; e
- Documento que comprove a condição de trabalhador não empregado, além de comprovante de permanência, por um período de três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS.
Outra forma de resgate do benefício é através do saque-aniversário do FGTS. Para isso, o trabalhador deve informar à Caixa Econômica Federal em um dos seus canais oficiais sobre a mudança do saque rescisão para o aniversário. Acesse a página da estatal para aderir.
Para sacar no ano da adesão, o trabalhador precisa alterar a modalidade até o último dia do mês do seu nascimento. Lembrando que no saque-aniversário do FGTS, o beneficiário pode sacar uma parcela do valor disponível nas contas do fundo anualmente.
Leia ainda: FGTS: Caixa cogita repartir o lucro em agosto; saiba tudo aqui

-
Bancos24 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF20 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia16 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas12 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver