Conecte-se conosco

Economia

Desemprego é principal ‘vilão’ do endividamento nacional

Essa é a conclusão de pesquisa da Serasa-Flexpag, em parceria com o instituto Opinion Box

Publicado

em

Mesmo apresentando queda, pelo quarto ano consecutivo, o desemprego é apontado como o grande ‘vilão’ responsável pelo endividamento crescente dos consumidores brasileiros, conforme aponta a pesquisa ‘Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023’, realizada pela Serasa e Flexpag, em parceria com o instituto de pesquisa Opinion Box. Enquanto que o estudo deste ano mostrou o desemprego como principal causa de inadimplência para 22% dos entrevistados, em 2022, esse contingente atingiu 29% dos consultados.

Quanto ao segmento onde as dívidas são mais frequentes, a liderança absoluta do ranking coube aos supermercados, responsáveis, segundo levantamento, por 59% das dívidas dos brasileiros com o cartão de crédito. Na segunda fila da inadimplência, vêm os segmentos de vestuário (roupa e calçados) e eletrodomésticos, com 46% das dívidas e, na terceira posição, com 37% do total, aparecem os gastos com remédios e tratamentos médicos.

Questionados sobre qual tipo de dívida tiveram mais dificuldade de pagar, 55% dos consultados apontaram o cartão de crédito, contingente dois pontos percentuais superior ao verificado em 2021 e 2022. Antes da pandemia, porém, essa participação foi maciça, chegando a 76% em 2018 e 71% em 2019.  Na visão do Serasa, isso mostra que a “volta da rotina fora de casa levou a uma aceleração de gastos com cartão de crédito”.

Na movimentação de R$ 939 bilhões dos cartões no terceiro trimestre do ano (3T23) – crescimento de 9,2%, no comparativo anual – a maior participação, de longe, veio do cartão de crédito, que respondeu pela movimentação de R$ 608 bilhões ou uma alta de 10,9%, no mesmo comparativo.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no período analisado foram realizadas 4,5 bilhões de transações, somente com cartão de crédito, o que representa crescimento de 11,3% no comparativo anual (3T23/3T22).

Para que fosse concluída, a pesquisa ‘Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023’, em outubro, ouviu 11.541 consumidores inadimplentes (52% homens e 48% mulheres) da base da Serasa de todas as regiões.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS