Conecte-se conosco

Curiosidades

Desvendando a Mentira: Como Identificar Sinais de uma Pessoa Mentirosa

A detecção de mentiras pode ser mais precisa avaliando o nível de detalhes nas declarações do que observando a linguagem corporal, segundo pesquisadores.

Publicado

em

Certamente você já ouviu falar do polígrafo, um dispositivo que pode detectar mentiras. Ele funciona medindo as alterações do corpo quando uma pessoa conta uma mentira, como pressão arterial, sudorese nas mãos e frequência cardíaca.

No entanto, o polígrafo não é totalmente confiável para determinar se alguém está mentindo. Embora possa detectar a ansiedade de uma pessoa, às vezes pode acusar indivíduos honestos de serem mentirosos. Isso porque uma pessoa pode ficar nervosa mesmo dizendo a verdade, enquanto um mentiroso experiente pode controlar suas emoções para passar no teste.

Muitas pessoas acreditam que podem detectar mentiras observando a linguagem corporal de alguém, mas isso pode ser difícil, pois há muitos sinais a serem observados, como contato visual e duração das respostas. Por essa razão, pesquisadores recomendam uma nova abordagem, que se concentra no nível de detalhes da história contada pela pessoa.

Os pesquisadores descobriram que prestar atenção no conteúdo da história é mais eficaz do que observar os sinais corporais para detectar mentiras. As pessoas que falam a verdade geralmente podem fornecer muitos detalhes, porque realmente viveram o evento, enquanto os mentirosos têm mais dificuldade em dar muitos detalhes, o que pode torná-los suspeitos.

Para testar essa teoria, os pesquisadores conduziram um experimento onde 44 estudantes foram divididos em dois grupos: um que foi instruído a roubar um item de um armário e outro que não fez nada. Depois, todos foram entrevistados e tiveram que dizer que estavam apenas passeando no campus, mesmo que tivessem roubado o item. As entrevistas foram gravadas para análise.

Os resultados mostraram que avaliar o nível de detalhe nas declarações era uma maneira mais eficaz de detectar mentiras do que monitorar a linguagem corporal. Em experimentos de laboratório, declarações verdadeiras foram substancialmente mais detalhadas do que as falsas. No entanto, essa técnica deve ser acompanhada de outras formas de análise de discurso na vida real para evitar que mentirosos experientes forneçam informações falsas em excesso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS