Economia
Desvendando as possibilidades: Como antecipar o FGTS?
Entenda tudo sobre o empréstimo do FGTS, como solicitar, as vantagens e os cuidados a serem tomados antes de optar por essa modalidade de crédito.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista assegurado aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada.
Ele é constituído por depósitos mensais efetuados pelo empregador em uma conta vinculada ao empregado, e seu saldo pode ser utilizado em diversas situações, incluindo a compra da casa própria, tratamento de saúde e, mais recentemente, o empréstimo.
Antecipar o FGTS: Como isso é possível?
Você deve conhecer a maioria das situações em que o trabalhador pode sacar os valores do FGTS, como no caso da compra da casa própria, em situações de demissão sem justa causa ou, como vimos durante a pandemia da covid-19, em situações emergenciais, além de outras, menos populares.
No entanto, existem brasileiros que ainda não sabem, mas é possível “antecipar” o valor disponível na conta do FGTS, graças ao empréstimo que muitas instituições financeiras oferecem. Mas, existem algumas peculiaridades para que o trabalhador possa garantir os valores adiantados.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Inicialmente, é preciso optar pelo saque-aniversário em vez do saque-rescisão, o que significa que, em caso de demissão sem justa causa, o profissional não terá direito ao valor total disponível em sua conta do FGTS, o que pode ser prejudicial para muitos.
O empréstimo funciona como se o banco, com a garantia da conta do FGTS do beneficiário, emprestasse todo o valor que teria direito a sacar ao longo dos anos pelo saque-aniversário. Assim, a instituição usa o saldo atual como base e libera a quantia toda de uma única vez.
É claro que, por ser uma modalidade de crédito, são aplicadas taxas de juros, de modo que o valor original acaba sendo reduzido. Mesmo assim, ainda é uma opção viável para muitas pessoas, principalmente em situações de emergência financeira ou oportunidades imperdíveis e momentâneas.
Além disso, o saldo do FGTS do trabalhador fica bloqueado e, a partir do empréstimo, quem recebe o saque-aniversário é a instituição financeira, não mais a pessoa que tinha direito antes. Então, as parcelas anuais funcionam como garantia de pagamento, sendo, na prática, algo muito parecido com um consignado.
Como fazer?
Inicialmente, é preciso autorizar os bancos a consultarem o seu saldo do FGTS, o que é feito por meio do aplicativo do Fundo de Garantia. Ao acessar, basta tocar em “Autorizar consulta dos bancos”, sendo possível escolher até 5 instituições no procedimento.
Então, basta conferir quais bancos você tem interesse de consultar as condições oferecidas para o empréstimo do FGTS, liberar a consulta no aplicativo e “antecipar” o seu saldo. Mas, lembre-se dos pontos negativos e pense bem antes de tomar qualquer decisão envolvendo crédito e afins.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp