Economia
Liberado para a próxima semana o pagamento dos bolsistas da CAPES; entenda
Devido os cortes feitos pelo Governo Bolsonaro, os pagamentos dedicados aos bolsistas foram interrompidos. Porém, segundo o MEC, devem voltar.
Devido aos diversos cortes de verbas que aconteceram durante o Governo Bolsonaro na área da educação, foi impossibilitado o pagamento de bolsistas da Capes. Porém, segundo o MEC, esses pagamentos deverão voltar a acontecer na próxima semana.
O anúncio do Ministério da Educação aconteceu na última quinta-feira, 08. Nele, foi dito que as mais de 200 mil bolsas relacionadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deverão ser pagas até a próxima terça-feira, 13.
O valor que será liberado para os bolsistas é cerca de 210 milhões de reais. O pagamento deveria ter sido efetuado até o dia 7 de dezembro, no entanto, devido aos cortes promovidos pelo governo atual, não foi possível que a Capes fizesse o repasse.
De acordo com o MEC, serão liberados 160 milhões de reais para o pagamento de bolsas de pós-graduação, além disso, já havia sido disponibilizado 50 milhões de reais para o programa de formação de professores da Educação Básica.
E ainda, em acordo com o governo, há a garantia da liberação de 460 milhões de reais para o setor da educação, isso segundo o Ministério da Educação.
Os cortes na educação
Ainda no início desta semana, a Capes divulgou uma nota onde afirmou que devido aos cortes não seria possível fazer o pagamento de mais de 200 mil bolsas. Devido à falta de recursos, a instituição afirmou que não será possível manter as atividades.
Tudo isso acontece em decorrência dos cortes que têm sido efetuados na área da educação. O atual governo, recentemente, fez um novo corte nessa área, dessa vez, no valor de 5,7 milhões de reais. Esse foi o quinto corte na educação apenas este ano.
A Capes fez o pedido de desbloqueio da verba. Isso porque milhares de estudantes estavam sendo prejudicados pelos cortes recentes. Dessa maneira, os estudantes começaram a se movimentar. Principalmente na internet, com o objetivo de que os pagamentos fossem efetuados.
A movimentação surgiu efeito, pois o MEC já anunciou o pagamento das bolsas. Logo, os bolsistas podem ficar despreocupados.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?