Conecte-se conosco

Finanças

Diabéticos podem solicitar aposentadoria por invalidez?

A diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros.

Publicado

em

Milhões de brasileiros convivem diariamente com a diabetes. Alguns conseguem conviver tranquilamente, apenas com restrições, porém, em casos mais sérios ela pode comprometer a vida laboral.

Diante disso, em alguns casos, é possível receber aposentadoria por invalidez. Saiba quais são essas situações e se o seu caso pode ser enquadrado nos que conferem a possibilidade de receber o benefício.

O que é a diabetes

A diabetes é uma doença que afeta o modo com o qual o corpo processa a glicose no sangue. Nesse contexto, todo corpo precisa de glicose, pois é o açúcar que fornece energia para o cérebro e todo resto do corpo. Entretanto, nos casos em que a pessoa sofre com diabetes, é possível encontrar mais glicose que o necessário circulando no sangue.

Assim, para entender a diabetes é preciso buscar maneiras e compreender como ela se origina, pois ela pode ser originada de dois modos. O primeiro, pela genética e outro por fatores externos. Há também fatores como a diabetes tipo 1 e a 2 e a gestacional que se desenvolve na gravidez.

Os seus principais sintomas são: perda de peso, fadiga, irritabilidade e sede excessivas. Caso esteja sentindo alguns desses sintomas é importante buscar ajuda médica e avaliar as pessoas da sua família.

Diabéticos podem pedir aposentadoria por invalidez?

A primeira regra para conseguir a aposentadoria por invalidez é a doença prejudicar a sua função de trabalho. Assim, caso a sua diabetes esteja interferindo na sua atividade laboral é possível ingressar com o requerimento.

A princípio a diabetes não incapacita as pessoas acometidas, porém, não é uma regra. Desse modo, é recomendado seguir para a perícia médica para que seja comprovado a incapacidade.

Os principais critérios são:

  • Ter uma carência mínima de 12 meses;
  • Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença te incapacita ou estar no período de graça;
  • Estar incapaz total e permanente para o trabalho, devidamente comprovada através de um laudo médico
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS