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Automobilística

Dicas e técnicas para o combustível do seu carro durar muito mais!

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Muitos motoristas não sabem, mas existem algumas dicas e técnicas simples que podem ajudar a manter o combustível muito mais tempo no tanque do seu carro. Com os altos preços nos postos, é cada vez mais importante saber como aproveitar ao máximo cada litro e evitar gastos desnecessários.

Se você acha que aquele “clique” que houve quando o frentista abastece significa que o tanque está cheio, está muito enganado. Isso porque seu carro possui uma característica que você provavelmente não sabe — quer dizer, não sabia, até agora.

Como manter o combustível no tanque por mais tempo

Todos os carros possuem uma função chamada zona de expansão de gás, capaz de conceder um espaço adicional para armazenar combustível. Esse é o espaço vazio que fica entre o combustível e o tanque, sendo que a finalidade é evitar que o combustível transborde quando se expande com o calor.

No entanto, essa mesma zona pode ser utilizada para adicionar entre 8 a 15 litros extras de combustível no tanque, a depender do modelo do veículo. Para isso, você deve encontrar um botão ou válvula perto da entrada do tanque e pressioná-la com a mangueira da bomba de combustível, liberando os gases.

Em alguns postos de abastecimento, os próprios frentistas costumam perguntar se você deseja esse serviço. É importante destacar que essa manobra não deve ser utilizada antes de viagens ou caso o clima esteja muito quente.

Outra dica que você pode usar para ter mais combustível no tanque é a do abastecimento controlado, que consiste em gerenciar o fluxo de combustível. Como no Brasil, normalmente, não somos nós que utilizamos a mangueira de abastecimento, você pode pedir para o frentista que use a seguinte técnica:

  • enquanto o tanque estiver vazio, bombeie com toda a pressão;
  • conforme o nível sobe, alivie a pressão na bomba.

Fazendo isso, você evita a formação de espuma devido à pressão. Essa mesma espuma, muito mais presente no diesel, acaba formando bolsões de gases no tubo de entrada e no tanque, atrasando o abastecimento e diminuindo a capacidade de armazenamento.

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