Finanças
Dicas para evitar ser vítima de golpe na internet
Em meio tanta situação ruim, saibam que é possível evitar cair em golpes dos criminosos que estão sempre em busca da próxima vítima. Confira!
Como todo mundo sabe, é possível encontrar pessoas que tentam ter algum benefício prejudicando as outras em todo lugar e, na internet, também não é diferente. No mercado virtual, onde é movimentado milhões de reais, os criminosos começam a aprimorar cada vez mais as práticas para tentar fazer alguma vítima, seja lojista ou consumidor, que são adeptas as movimentações pela internet.
Veja também: Quadro de R$ 250 milhões é encontrado embaixo da cama de suspeito de golpe
As lojas de e-commerce, que sofrem estes ataques, acabam ficando mal faladas pela rede, pois os clientes ficam, de certa forma, inseguros em realizar suas compras ou utilizar dos serviços daquela empresa.
Já para os consumidores, eles precisam encarar a realidade, onde seus dados foram roubados e compartilhados, sem contar no prejuízo financeiro dependendo da situação.
Em meio tanta situação ruim, saibam que é possível evitar cair em golpes dos criminosos que estão sempre em busca da próxima vítima que, por sua vez, acabam prejudicando ambas as partes, seja pessoa física ou jurídica.
Com base nisso, separamos algumas dicas com a finalidade de ajudar a evitar estas situações, confira:
Dicas para lojistas
Cuidar do site da marca
Uma das principais coisas a serem feitas é investir no site, para que ele se torne mais estável, pois é através dele que tudo acontece.
Monitorar a marca em sites, plataformas e fóruns da internet
É preciso que o dono da marca faça o monitoramento sobre a sua loja com pesquisas sobre ela, principalmente, nos sites em que muita gente acaba traçando um ataque hacker.
Com esse monitoramento, também será possível encontrar redirecionamentos de tráfego do próprio site para alguma página fake na internet ou rede social.
Conscientizar os funcionários
Nem todos os problemas precisam vir através do seu site, também existe uma possibilidade de seus colaboradores estarem caindo em algum golpe, talvez clicando ou acessando algum site suspeito, aonde os links vieram de fontes desconhecidas pelo e-mail de trabalho.
Dicas para consumidores
Buscar lojas confiáveis
Antes de realizar qualquer compra em algum site, é preciso checar se o endereço é confiável, verificando se ele possui algum certificado, se o cadeado de segurança na barra do seu navegador está ativo e alguns selos de fornecedores bem no rodapé da página.
Não clicar em qualquer link
Só acesse links que você sabe que é seguro, tente sempre se atentar ao que for encaminhado para o seu e-mail ou algum aplicativo de mensagem. Muitos dos golpes são aplicados através destes meios de comunicação.
Preferir o cartão de crédito virtual
Por fim, seja adepto do cartão de crédito virtual, pois ele pode acabar sendo mais rápido e seguro para que sua compra na internet seja confirmada, pois o valor também poderá ser estornado nos casos de fraude ou o pedido não tenha sido recebido.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção