Conecte-se conosco

Bancos

Dinheiro de volta! O que é MED, mecanismo que recupera quantias do Pix? Entenda!

Publicado

em

Muitos não sabem, mas o Banco Central do Brasil criou um mecanismo que é capaz de ajudar vítimas do famoso golpe do Pix a reaver o dinheiro desviado.  

Estamos falando do MED, sigla que significa “Mecanismo Especial de Devolução”. Ele reúne todas as políticas e regras que foram feitas para auxiliar vítimas de fraudes financeiras por Pix.

É graças ao MED, por exemplo, que a pessoa consegue solicitar a devolução do dinheiro furtado. É bom, no entanto, além de saber da existência desse mecanismo, ficar atento às regras.  

Entenda  

De acordo com o Banco Central, é possível recuperar o dinheiro desviado nos seguintes casos:

1) Quando golpistas fazem transações via Pix sem que o titular da conta tenha autorizado e, com isso, retiram a quantia do banco. Esse tipo de situação é comum quando roubam o celular da vítima ou também mediante crimes cibernéticos, com acesso remoto de um hacker;

2) Em caso de falha operacional, quando o sistema do banco transfere um valor acima do que o dono da conta pretendia transferir;

3) Quando o usuário faz um Pix espontaneamente, mas depois descobre que a pessoa que recebeu o dinheiro faz parte de uma organização criminosa e realizou um esquema ilegal para receber o dinheiro das vítimas.

Dicas e resoluções

O importante é sempre entrar em contato com a agência bancária e explicar exatamente o ocorrido. Vale destacar que a solicitação de devolução deve ser feita em até 80 dias após a realização do Pix.  

Geralmente, os bancos costumam averiguar o que foi relatado pelo cliente em um prazo de até sete dias e, a partir disso, analisam os procedimentos necessários conforme o que é previsto pelo MED.  

Se o banco perceber que o Pix foi efetivado sem consentimento do usuário, o valor será bloqueado na conta de quem recebeu a quantia. Em se tratando de fraude, o dinheiro é devolvido em até 96h.

Agora, se a fraude não for constatada de maneira imediata, o valor só será bloqueado na conta do recebedor após o final do processo de checagem.  

Quando o caso envolve problema operacional do sistema bancário, com transferência de valor acima do que foi autorizado pelo dono, o dinheiro deve ser devolvido em até 24h.

Em todas as instituições

Como o Pix se tornou uma forma de pagamento universal, implementada em todos os bancos do Brasil, o recomendado é que todos eles ofereçam o MED aos clientes.  

A ferramenta foi criada, exclusivamente, para atender vítimas de golpes e fraudes do Pix, logo se os bancos oferecem esse modelo de transação financeira, eles precisam também implantar o MED.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS