Conecte-se conosco

Automobilística

Dirigindo sem isso? A multa é pesada: R$ 293,47 te aguarda

Falta deste documento importante pode causar muitas dores de cabeça para o condutor. Veja.

Publicado

em

Desde o começo de outubro, o Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais iniciou uma nova cobrança.

Agora, o órgão exige que o motorista que tenha um carro cuja placa termine em 4, 5 e 6 tenha em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2023.

Mas isso não significa dizer que apenas estes devem portar o documento. O porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é obrigatório para todos os condutores, sem exceção. A diferença é que só agora se exigiu o CRLV 2023 para carros com placas terminadas em 4, 5 e 6.

De acordo com informações do Detran-MG, carros cujas placas terminam em 1, 2 e 3 estão com a mesma exigência desde o dia 1º de setembro de 2023. Por sua vez, em novembro, a obrigação se estenderá para as placas terminadas em 7, 8, 9 e 0.

Vale lembrar que o CRLV visa auxiliar os proprietários de veículos a comprovar que sua situação está devidamente regularizada perante a lei.

Como obter o documento?

Para conseguir renovar essa documentação, o motorista deverá estar em dia com algumas obrigações. Por exemplo, ele terá que estar com o seu IPVA e o seguro obrigatório anteriores a 2021 quitados.

Além disso, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) precisará ser paga, bem como todas as multas que o veículo possa ter. Outra exigência é que o carro não esteja restrito judicial ou administrativamente.

A não renovação do documento pode trazer graves consequências ao condutor, segundo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Deixar de fazer isso é considerado uma infração de natureza gravíssima, resultando em 7 pontos na CNH e uma onerosa multa de R$ 293,47.

Por fim, um cidadão não precisa apresentar os comprovantes de quitação das taxas durante uma fiscalização, uma vez que o documento só é liberado após a regularização destas. Além disso, o CRLV pode ser mostrado tanto na forma impressa quanto na digital, da mesma forma que já ocorre com a habilitação tradicional.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS