Automobilística
Dirigir sem as mãos e sem olhar a rodovia? Esta novidade da Mercedes estará à venda nos EUA
A Mercedes-Benz saiu na frente e se tornou a primeira montadora a receber autorização para vender veículos com direção autônoma diretamente ao público, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Isso significa que a empresa alemã pode, agora, vender ou alugar carros com sistemas que permitem dirigir sem as mãos e, até mesmo, sem olhar para a estrada ou rodovia.
Até parece algo inimaginável, e é tudo graças ao chamado Drive Pilot. Ele possibilita o uso do sistema sem o controle ativo de um motorista humano, em rodovias designadas pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.
A licença dada pelo órgão ao Mercedes foi emitida no último dia 8 de junho. Ela vale para rodovias na área da Baía Californiana, Vale Central, Los Angeles, Sacramento e San Diego.
Inacreditável
Essa nova tecnologia é uma verdadeira revolução na maneira como as pessoas interagem com os veículos. Na prática, ela significa que os motoristas podem fazer tarefas diversas, como ler, ver fotos no celular e até jogar videogames, enquanto o carro é conduzido.
Antes de iniciar a operação, no entanto, a Mercedes-Benz deverá atender a alguns requisitos de segurança, especialmente no que diz respeito às regras do seguro e ao registro de veículos.
Já os motoristas interessados em usufruir dessa nova possibilidade de direção deverão obrigatoriamente assistir a um vídeo explicativo, que ensina como ativar e desativar a condução autônoma, assim como os demais recursos dela.
Limite de velocidade
Toda essa autonomia, porém, não quer dizer que o carro possa sair por aí a qualquer velocidade. O sistema da Mercedes estará limitado a cerca de 64 km/h e poderá ser ativado somente durante o dia.
Conforme as regras, ainda, ele não poderá ser utilizado em estradas municipais, zonas de construção ou em condições climáticas que comprometam a visibilidade ou o seu desempenho, como em dias de chuva e neblina.
Peculiaridades
O que se sabe, até então, é que o Drive Pilot é diferente de outros sistemas autônomos de direção já desenvolvidos pela indústria automobilística, como os feitos pela Waymo, Cruise, Motional e Zoox.
Os veículos dessas marcas foram idealizados para operar em velocidades altas e a qualquer hora do dia, em ruas públicas, e sem a pretensão de que o motorista assumisse a direção em algum momento.
A Mercedes optou por desenvolver um sistema misto, que trabalha com dados fornecidos por sensores (radar, câmeras e LiDAR) e um software exclusivo.
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