Empresas
Distribuidora que abastece grande rede farmacêutica decreta falência; veja as consequências
Distribuidora que atendia uma grande rede de farmácia declara falência e gera consequências. Confira quais.
A rede de farmácias Poupafarma, que pertence ao grupo InvestFarma, suspendeu suas operações na Baixada Santista. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos de Santos e Região (Sinprafarmas).
Em decorrência da decisão, a Dissim Distribuidora, empresa do mesmo grupo responsável pela distribuição de medicamentos à rede, demitiu aproximadamente 80 funcionários.
De acordo com os ex-colaboradores, eles receberam suas cartas de demissão, mas não foram informados sobre a previsão de pagamento de seus salários referentes a fevereiro e de benefícios como vale-transporte e vale-refeição.
Por conta disso, o setor de Recursos Humanos (RH) da Dissim assegurou que entrará em contato com os profissionais em até 10 dias para agendar o exame médico e efetuar a rescisão contratual. Entretanto, alguns deles procuraram o Sinprafarmas com o objetivo de solicitar uma rescisão indireta.
“Apesar das buscas incessantes por recursos e de todos os esforços realizados pelos acionistas e diretoria, não foi possível realizar o pagamento dos salários no quinto dia útil de fevereiro, assim como o restante do adiantamento referente a 20 de janeiro”, aponta trecho do comunicado recebido pelos funcionários pela Panorama Farmacêutica.
Falência
A Dissim Distribuidora, localizada em Praia Grande (SP), vinha enfrentando há algum tempo o desabastecimento de produtos porque estava sem crédito com os fornecedores. Consequentemente, a transportadora que prestava serviços para a empresa encerrou as atividades no início de dezembro de 2022 devido à falta de pagamento.
Em 10 de fevereiro, a Dislab Distribuidora de Produtos Farmacêuticos entrou com um pedido de falência da Dissim na 1ª Vara de Praia Grande (SP).
Nas unidades da rede de farmácias Poupafarma, há avisos informando que as atividades serão retomadas em breve. No entanto, conforme relatos de clientes, as lojas já apresentavam falta de medicamentos, especialmente na Baixada Santista.
A Poupafarma, rede de drogarias com 90 lojas, foi fundada em setembro de 2007 e está presente em 31 cidades do estado de São Paulo. Inicialmente, a empresa operava apenas na Baixada Santista, mas posteriormente expandiu suas operações para a capital, onde possui 23 unidades, e para o Vale do Paraíba. Na região litorânea de São Paulo, ela conta com 35 filiais.

-
Política2 dias atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Cotidiano11 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia14 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Cotidiano2 dias atrás
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso até esta sexta