Economia
Dívidas Caducam? Desvende o Mistério das Contas Não Pagas!
Existe uma crença popular de que as dívidas, após 5 anos, caducam e o nome do devedor fica limpo; será que é verdade? descubra aqui!
No Brasil, existe uma crença popular de que, depois de cinco anos, as dívidas “caducam”, ou seja, não é mais possível ser cobrado por elas, bem como o nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito, ficando “limpo” novamente.
No entanto, é preciso esclarecer que essas dívidas não desaparecem após decorrido esse prazo de cinco anos, sendo que, em alguns casos, a cobrança ainda pode ser realizada. Não só isso, mas mesmo quando o nome não está inscrito nos órgãos mencionados, pode ser difícil de conseguir crédito.
É possível ter uma dívida com mais de 5 anos?
De início, é preciso ter ciência de que a dívida não desaparece após “caducar”, ou seja, após cinco anos de quando foi contraída. Isso porque ela representa uma relação entre consumidor e credor, que ainda não foi cumprida.
Assim, caso a pessoa faça um empréstimo, por exemplo, o banco contrai o dever de ceder o valor acordado, enquanto a pessoa tem o dever de realizar o pagamento, com juros, conforme estabelecido no contrato.
Então, se a pessoa não realizar o pagamento, não arcou com sua parte no acordo, de maneira que o contrato só será terminado após o cumprimento dos deveres estabelecidos. Desta forma, não existe o processo de “caducar”.
Dívida com mais de 5 anos pode ser cobrada?
Após passados cinco anos, a dívida não pode mais ser motivo para negativação do consumidor, que deve ter o nome removido dos órgãos de proteção ao crédito após a dívida “caducar”, mesmo se não tiver feito o pagamento, salvo demais dívidas presentes em seu nome.
Mesmo assim, ainda é possível que a dívida seja cobrada de maneira informal, mesmo que já tenha sido prescrita. O que complica ainda mais é que os juros e multas continuam acrescendo ao valor, que se torna cada vez maior.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp