Conecte-se conosco

Empresas

Dividendos da Petrobras serão normalizados nos próximos balanços

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), confirmou ontem que a distribuição de dividendos será normalizada nos próximos balanços.

Ele explicou que a decisão de reter os proventos em março foi o primeiro passo de um novo mecanismo implementado pela estatal para estabilizar a remuneração dos acionistas.

Durante o Seminário Brasil Hoje, Prates informou aos jornalistas que a retenção dos dividendos em março foi realizada na “conta de equalização do capital”, um recurso já utilizado por outras empresas de capital aberto para reduzir a volatilidade no pagamento de dividendos.

Essa estratégia visa garantir uma oferta estável de proventos mesmo em momentos de dificuldade no mercado de petróleo. Prates ressaltou que essa medida proporciona aos acionistas uma maior segurança, pois eles podem contar com recursos que serão distribuídos ao longo do ano ou em um período mais longo, independentemente das oscilações do mercado.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Na próxima quinta-feira (25), durante a Assembleia Geral Ordinária, a Petrobras decidirá sobre a proposta do Conselho de Administração da empresa, divulgada na sexta-feira (19), de pagar 50% dos dividendos extraordinários que haviam sido retidos integralmente.

Em comunicado, o conselho afirmou que, por maioria, considerou satisfatórios os esclarecimentos e atualizações fornecidos pela Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores sobre a viabilidade financeira da empresa a curto, médio e longo prazo, bem como a preservação da governança. Além disso, o conselho ressaltou que a distribuição dos dividendos não comprometeria a sustentabilidade financeira da Petrobras.

A empresa

A companhia é uma empresa estatal de capital aberto, sediada no Rio de Janeiro, Brasil. Fundada em 1953, é uma das maiores empresas de energia do mundo e uma das maiores empresas do Brasil em termos de receita.

Ela atua principalmente na exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo, gás natural e seus derivados. A Petrobras também está envolvida em outras áreas, como energia elétrica, biocombustíveis, petroquímica, distribuição de combustíveis e produção de fertilizantes.

A empresa desempenha um papel crucial na economia brasileira, sendo responsável por uma parte significativa da produção de petróleo e gás do país, além de contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e infraestrutura no setor de energia.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS