Conecte-se conosco

Agronegócio

Do jardim à mesa: Como cultivar pimentas frescas passo a passo!

Publicado

em

A pimenta é um tempero muito usado em diferentes gastronomias pelo mundo, o que a tornou bastante conhecida e muito versátil. De acordo com a sua espécie, ela pode dar toques mais adocicados, fortes e picantes.  

Essa é uma ótima opção para iniciar o plantio de uma horta em sua casa, ao entender como funciona o passo a passo desde a preparação do solo, o plantio, o desenvolvimento até a colheita.  

Existe uma grande variedade de pés de pimenta que você pode escolher para plantar em casa, como, por exemplo, pimenta do reino, pimenta de cheiro, pimenta biquinho, pimenta rosa e pimenta dedo de moça. Veja a seguir dicas de plantio.  

Passos para plantar o pé de pimenta  

O primeiro passo é fazer a preparação correta do solo para receber o pé de pimenta e conseguir fornecer todos os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva com saúde.  

O pé de pimenta precisa ser cultivado em solos mais profundos, leves, drenados e férteis, com o pH ideal entre 5,5 e 7. O substrato também precisa ser rico em matéria orgânica e não deve ter histórico de doenças.  

Um dos principais cuidados é que a terra deve ter um bom escoamento de água para diminuir o risco de ficar encharcada. Solos salinos ou com presença elevada de sais solúveis também devem ser evitados por causa da sensibilidade das pimenteiras.  

O recomendado é evitar o reuso de espaços onde já foram cultivadas plantas da mesma família, como, por exemplo, tomate, pimentão e batata nos últimos 3 anos.  

É importante que o buraco cavado para o plantio atenda às necessidades e dimensões da muda. Uma medida padrão para o plantio costuma ser de 20 cm x 20 cm x 20 cm.  

Quanto à temperatura, a pimenteira prefere o calor e é uma planta mais sensível às geadas e ao frio. As temperaturas ideais para fazer o cultivo são entre 21°C e 30°C. Por isso, dê preferência para fazer o plantio nos meses quentes.  

O cronograma de rega precisa se adaptar à temperatura à qual a pimenteira está exposta, quanto mais quente, maior a evaporação da umidade no solo. Por isso, ela deve ser regada regularmente, mas sem encharcar.  

Uma técnica para verificar a umidade do solo e a possível necessidade de regar é colocar o dedo no solo e verificar quão úmido ou seco a terra está.  

A poda dos pés de pimenta só deve ser realizada após a produção dos frutos. Dessa maneira, a melhor época para realizá-la é durante a colheita, isso porque a ação ajuda no estímulo da produtividade e do crescimento da planta.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS